Quintino: Chamar Maracanã de Pelé é um tapa na cara do carioca

Opinião do editor-chefe do DIÁRIO DO RIO, Quintino Gomes Freire, sobre a provável mudança de nome do Maracanã, que homenagearia Pelé

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Estádio do Maracanã, no RJ - Foto: Reprodução

A Alerj aprovou a mudança do nome do Estádio Jornalista Mário Filho para Estádio Edson Arantes do Nascimento – Rei Pelé, mais um sinal da falta do que fazer dos deputados no meio da maior pandemia da história recente. Não há a mínima necessidade de homenagear Pelé, um ídolo ainda vivo.

E mesmo que já tivesse ido para outro plano, o que Pelé fez pelo futebol do Rio de Janeiro? Não quero negar a importância vital dele no esporte, mas se fosse mudar o nome do Estádio Mário Filho, que fosse para Zico, Rivelino, ou vá lá, até Romário. Mas Pelé? Que nunca jogou de forma séria em um time carioca? Que é conhecido por vestir a camisa do Santos? Palhaçada…

E que falta de respeito com o passado, e com o jornalismo esportivo. Mário Filho, considerado o maior jornalista esportivo que o Brasil já teve, e ainda por cima teve como irmão Nelson Rodrigues. Mário transforma o futebol em um esporte popular, ajuda a popularizar o termo Fla-Flu, e ainda foi dono do rosado Jornal dos Sports.

E qual a ligação deste pernambucano com o Maracanã? Toda. Carlos Lacerda e mais um grupo queria o estádio em Jacarepaguá. Coube a Mário Filho capitanear a luta para que fosse no antigo terreno do Derby Club. E, além disso, que deveria ser o maior estádio do mundo.

Advertisement

O Maracanã ter seu nome, do criador de multidões, como dizia seu irmão, é justo, justissimo. Mais carioca que Mario Filho, talvez só o Cristo Redentor.

O estádio pode não ser mais o mesmo, não ter a geral, não ter a multidão, mas que não se faça essa desfaçatez de homenagear Pelé. Deixe que o Doria mude o nome do Pacaembu, ou qualquer outro estádio. O jornalista Mario Filho agora merecia uma estátua de 15 metros em frente ao seu estádio, pago pela Alerj, como um pedido de desculpas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Quintino: Chamar Maracanã de Pelé é um tapa na cara do carioca
Advertisement

10 COMENTÁRIOS

  1. Não tá na moda atacar a mídia né? Vale até mudar o nome do estádio e tirar o de um repórter pra colocar o de um jogador de futebol que nada fez pelo RJ.

    O projeto é de petista mas tem todos os partidos votando na Alerj, vale mais não colocar a culpa no PT e sim em TODOS que votaram a favor nessa palhaçada. O Pele não tá nem aí pro RJ po…

    • O autor do projeto é o presidente da casa, deputado André Ceciliano (PT), E MAIS SEIS DEPUTADOS: (Bebeto (Pode), Marcio Pacheco (PSC), Eurico Junior (PV), Carlos Minc (PSB), Coronel Salema (PSD) e Alexandre Knoploch (PSL).

  2. O Brasil já tem o estádio Rei Pelé. Era melhor os deputados arrumarem parte das suas verbas de gabinete e comprar vacinas peara a população mais necessitada.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui