Quintino: Washington Reis vice de Castro? Bom motivo para não votar

Washington Reis é um nome que vem circulando para ser candidato a vice-governador de Cláudio Castro, e pode ser a desculpa para não votar em Castro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Deixe-me assumir uma posição eleitoral: com os atuais pré-candidatos a governador, meu voto seria de Cláudio Castro (PL). Acho um bom governo, talvez o melhor em décadas, apesar de erros em setores importantes. Mas devo isso a ter sido pego de surpresa com o cargo.

Pronto, os comentários estão livres para ser xingado por essa escolha. Mas há algo que pode me fazer não votar nele: o candidato a vice. Com a história do Rio e do Brasil, é um cargo importantíssimo, e temos de ficar de olho em quem pode ser o nome. A gente escolhe o pacote completo e o vice se torna favorito para suceder o governador em 2026.

Muitos nomes são citados como possíveis candidatos a vice de Cláudio Castro. O jornalista Ricardo Bruno, do site ”Agenda do Poder”, que conhece muito de política fluminense, aposta no nome de Washington Reis (MDB), ex-prefeito de Duque de Caxias, que renunciou ao cargo para ser candidato ao Senado ou a vice-governador. Ele acalmaria a família Garotinho, de quem é aliado, garantiria o apoio do MDB e votos na Baixada. Aparentemente, um bom nome à primeira vista, mas não é.

Convenhamos que não é um bom administrador. Duque de Caxias é uma das cidades mais ricas do estado e sofre na mão de todos os seus gestores. Seu próprio cargo de prefeito ficou pendurado por liminares sobre a sua elegibilidade ou não. E ainda há de duvidar do caráter de quem era Dilmista, inventou uma doença para ser o primeiro a votar pelo impeachment e no dia seguinte estava em um churrasco.

Advertisement

No Legislativo, sua família é uma nulidade. Seu irmão na Assembleia Legislativa do Estado (Alerj) apresenta muitos projetos de lei, quase todos completamente inúteis e que deveriam entrar no ”Febeapá”, o Festival de Besteiras Que Assola o País. Chega a ser uma piada de mau gosto. E ele ainda quer ir para o TCE! Para que? Fiscalizar bem as contas que não seria.

Se é pelos votos na Baixada, será que os Reis tem todo esse poder? Zito tinha, nos áureos tempos, mas as coisas mudam. E para que investir tanto em Max Lemos para ficar nas mãos dos Reis? Não faz sentido politicamente.

A equipe de Castro tem que procurar um vice que o complete. Ousaria dizer que uma figura mais técnica, como foi o caso de Crivella com MacDowell. Não pode ser uma raposa política, isso seria um perigo para seu novo governo. E, assumo: se Washington Reis for o vice, Cláudio Castro dificilmente terá meu voto.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Quintino: Washington Reis vice de Castro? Bom motivo para não votar
Advertisement

18 COMENTÁRIOS

  1. Se tu morasse em caxias, veria a diferença (positiva) q a gestão do Washington fez, pegou o salário dos servidores com 4 meses de atraso, o caixa do município no negativo e resolveu tais situações… construiu um hospital do olho q é referência, removeu favelas, urbanizou diversos bairros entre outras melhorias percebidas pelo povo da cidade, de tal forma q foi reeleito no primeiro turno… feito q não acontecia em caxias desde Zito! Na gestão da pandemia, foi o primeiro a vacinar os professores… possibilitando o retorno das aulas antes de todos. Agora quanto a apoiar Dilma; foi lula quando era lula e Cabral, foi Dilma quando era Dilma e pezão e agora é Bolsonaro e Castro, até pq um município q não dialoga com os outras esferas se isola e a população q sofre.

    • Salário dos servidores em dia em 4 meses, só pq vc não é professor, porque se fosse saberia de como todos passaram nos primeiros anos do governo dele e tudo que retirou… dos 6 anos sem nem receber a inflação,das escolas sem materiais, dos alunos sem uniforme… da cenoura para os alunos na páscoa, tudo bem que nunca deu chocolate para as crianças, esse mérito sempre foi dos professores que sempre fizeram do seu salário para que os alunos tivessem um chocolate na páscoa, mas daí a dar cenouras é um pouco demais, não acha? Ano passado mandaram pegar o número do sapato de cada um dos alunos, e tudo com urgência, e até hoje nenhum tênis chegou as escolas… acha mesmo que é um bom prefeito? Me perdoe, mas preciso descordar do seu ponto de vista…

    • Fez o mínimo do que um prefeito de uma cidade de quase 1 milhão de habitantes precisa fazer. Além de ter o segundo PIB do estado, um dos mais altos do Brasil, fez pouco em termos de infraestrutura se compararmos com cidades das regiões metropolitanas de BH ou SP… essas com menos habitantes. Compreendo que comparado com o passado de Caxias, ele fez muito, mas ainda está aquém. Chega a ser apelativo seu marketing, como o cemitério com jazidas verticais colada na grade da Rodovia BR 040… com outdoors gigantes… Assim como não vai ser esquecido seu ato para não proibir cultos da Igreja Universal no auge da pandemia… sem precisar usar máscaras, porque segundo Washington, a cura viria de lá. Mostra ao que veio

  2. E o vice ideal para Castro …WREIS
    WREIS GRANDE TRABALHADOR FEZ D.DE CAXIAS EXISTIR…NINGUEM FEZ 10%
    EM CAXIAS DO QUE WREIS FEZ …SAÚDE
    OBRAS…MUUUITO MAIS
    CASTRO E WREIS…O MELHOR PARA O RIO DE JANEIRO

  3. Só tem candidato tralha pro governo do Estado…pra quem vota em Glauber Braga Taliria Petroni,David Miranda e tantas outras porcarias e pra ficar desesperado…que Deus nos ajude!!!

  4. Acho o Washington Reis um dos melhores políticos do Brasil. Pegou a cidade com umas das maiores dívidas do Brasil, e mesmo assim deu a volta por cima. Hoje Duque de Caxias é uma referência em serviços públicos e graças a Washington Reis o Estado do Rio de janeiro vai lucrar bilhões com a venda da Cedae

  5. Woshington réis é um excelente Guadro para ser vice Governador, homem trabalhador competente e honesto, Tenho convicção quê seria um excelente, auxílio para tocar o estado junto com Gov.Claudio de Castro.

  6. PV; PT; PSOL (disfarçado de PSB), não tem vez em governar o Rio de Janeiro.
    Qual a eleição que ganharam para prefeito e governo?
    Por perto, até já chegaram.

  7. Tem q se levar em consideração quem o Castro vai enfrentar: Senhor Freixo, que está sendo apoiado pelo Lula! Não precisa falar mais nada. Votar no Castro para espantar esse câncer do RJ, é mais que uma obrigação da população do nosso Estado! Acordar é preciso!

  8. Ele se encontra em uma situação muito difícil, pois parece não ter vontade própria, não acredito que seja da vontade dele ter o Woshington Reis.
    Acredito que Max Lemos é até melhor nome do que o próprio Woshington Reis.

  9. Independentemente de quem será o escolhido para vice-governador, o simples fato de ter uma plataforma de governo privatista e neoliberal para o Estado jâ é condição mais do que suficiente para não receber o meu voto.
    Em mais de 40 anos de neoliberalismo, o Estado do Rio de Janeiro, sobretudo, perdeu qualidade de vida e andou para trás em matéria de serviços públicos. Basta de neoliberalismo.

  10. O mérito do atual governador está sendo não deixar o estado falir depois do desastre que foram Garotinho, Cabral, Rosinha, Pezão e Witzel (que fim levou?). Mas o momento dele foi facilitado pelo fôlego financeiro da venda da Cedae e a continuidade do fluxo de receitas dos royalties, uma espada no pescoço do povo do Estado guardada numa gaveta do STF. Mas por favor, vamos combinar…Washington Reis está querendo voar mais alto do que tenha sonhado…Com essa política e os nomes citados constantemente nos jornais parece pesadelo, com a desvantagem de estarmos acordados e tomando susto todo dia.

  11. Se PIB quisesse dizer uma coisa, o Brasil seria país de primeiro mundo.
    Caxias nasceu errada e se desenvolveu mais errada ainda.

    Wahington Reis tem bons governos dada a realidade dos problemas que é administrar uma cidade com sérios problemas sociais e subdesenvolvida.

    • Washington Reis tem um governo que se apoia em liminares e tem um desempenho quase que nulo em benfeitorias.

      Não precisa nem ir longe pra achar um prefeito que, numa cidade igualmente problemática, faz realmente muito com pouco. Discordo em vários pontos ideológicos do cara, acho abjeto o partido em que ele está, mas Rogério Lisboa, de Nova Iguaçu, está mil anos a frente de Washington. Tanto em benfeitorias, quanto no quesito de boa administração. Pegou Nova Iguaçu falida e deu um jeito em pouquíssimo tempo, fez boa gestão da pandemia… Para completar, decidiu não ser vice e completar o mandato na cidade dele. Algo raro. Dei valor.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui