Quinze empresas nacionais e internacionais mostram interesse em leilão da Cedae

Mais de 2 mil visitas técnicas às instalações da Cedae já foram solicitadas pelos interessados no certame programado para o fim de abril

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa do prédio-sede da Cedae, no Centro do Rio - Foto: Reprodução/Internet

Ao menos 15 grupos nacionais e estrangeiros manifestaram interesse na concessão da Empresa de Água e Saneamento do Rio de Janeiro, (Cedae) programado para o final do mês de abril deste ano. É o que disse à Reuters o secretário da Casa Civil do Estado, Nicola Miccione. Segundo ele, o leilão tem potencial de alcançar ágio de até 50%.

De acordo com Miccione entre os grupos interessados estão os chineses China Gezhouba Group Corporation (CGGC), China Communications Construction Company (CCCC) e State Grid. A sul-coreana GSI Inima, a gestora de fundos brasileira Vinci Partners e o fundo de pensão Canadian Pension Plan Investment Board também estão entre os interessados no leilão.

Além disso, as empresas que agendaram visitas técnicas são Aegea Saneamento, Arcadis, BRK Ambiental, Conen Engenharia, Encibra Estudos e Projetos de Engenharia, Equatorial Energia, Esse Engenharia e Consultoria, Iguá Saneamento e Saneamento Ambiental Águas do Brasil.

Segundo o secretário, mais de 2 mil visitas técnicas às instalações da Cedae já foram solicitadas pelos interessados no certame programado para o fim de abril.“É natural que com a Selic em baixa e com perspectiva de se manter assim, e, dado o potencial do ativo que representa a maior concessão de infraestrutura do país, isso atraia grupos financeiros”, disse Miccione à Reuters.

Advertisement

O valor da outorga foi fixado em cerca de 10,6 bilhões de reais. A estimativa é que a concessão da Cedae gere uma taxa interna de retorno de quase 11%. O modelo desenhado determina que serviços de distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto da Cedae serão divididos em quatro regiões. Uma mesma empresa poderá comprar as quatro áreas desde que demonstre capacidade econômica e financeira.

Na área de atuação da estatal fluminense, 35 cidades das mais de 60 que estão na região e outras 5 tentam ingressar na concessão. Ao todo, cerca de 13 milhões dos mais de 16 milhões de moradores do Estado vivem nas cidades que aderiram à concessão das áreas da empresa.

A concessão engloba apenas as áreas de distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto da Cedae. A captação e tratamento de água continuará com o restante estatal da companhia, que venderá água para os concessionários que vencerem o leilão.

Os preparativos para a concessão ocorrem em meio a uma nova crise no fornecimento de água da Cedae à população do Rio de Janeiro. Pelo segundo ano, a proliferação de uma alga, geosmina, tem prejudicado a qualidade da água distribuída pela companhia. Para o secretario secretário da Casa Civil do Estado “Com a concessão, a chance disso se repetir reduz drasticamente e a nova Cedae vai ter mais capacidade de investimento”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Quinze empresas nacionais e internacionais mostram interesse em leilão da Cedae
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui