Rádio Cidade, a Rádio Rock do Rio, mira na produção de áudio com distribuição multiplataforma

Programação integral está disponível no site e no aplicativo oficial da Rádio Cidade. Transmissão deixa o dial 102.9, na próxima quarta-feira, dia 10

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Demmy Morales. Crédito da foto: Fernando Julião

A Rádio Cidade não estará mais no dial 102.9 FM, a partir da próxima quarta-feira, 10 de fevereiro. Porém, isso definitivamente não significa que haverá qualquer mudança na aclamada programação da Rádio Rock do Rio, segundo seus executivos. A Rádio Cidade continua com sua essência de sempre, mas agora foca na distribuição multiplataforma, mantendo toda a sua equipe, elenco de locutores, promoções exclusivas, programas, como Panorama, Cidade do Rock, Delivery e Radar 2.0 e aumenta o investimento na produção de conteúdo em áudio.

O movimento faz parte da estratégia de viabilizar a continuidade da marca. Apesar das mudanças de hábito no consumo de rádio imposto pela pandemia, a Rádio Cidade mostrou crescimento de 33% em sua audiência, alcançando o oitavo lugar no Ibope. Sua audiência on-line via áudio impacta 300 mil ouvintes por mês.

Para José Roberto Mahr, diretor artístico da Rádio Cidade, a situação causada pela pandemia antecipou uma tendência que seria inevitável em, no máximo, cinco anos. “O aumento da nossa audiência demonstra o envolvimento emocional do público com nossa programação e como somos importantes para cada um deles neste período complicado. Nós abrimos mãos do tradicional dial 102.9, para investir ainda mais na produção de conteúdo em áudio que será distribuído pelas nossas plataformas proprietárias, com diversas possibilidades de interação e de publicidade. Porém, nada impede de no futuro termos um outro dial aqui no Rio ou em qualquer lugar do país e do mundo replicando nosso conteúdo.” explica Mahr. 

Guilherme Rianeli, diretor comercial da Cidade, acredita que haverá uma migração natural para as plataformas digitais. “O conteúdo que produzimos é o nosso maior patrimônio. Quando ele tem identificação com os ouvintes, acreditamos que será acessado independente do canal de distribuição. O consumo de entretenimento via áudio vem crescendo exponencialmente nos últimos anos. Com a chegada do 5G, junto com a expansão de novas tecnologias como o connected car e smart speakers, o rádio agora é híbrido em vários meios de distribuição em áudio. Estamos olhando para o futuro.”, comenta Rianeli.

Advertisement

Para o mercado publicitário, Rianeli vislumbra uma oportunidade sem precedentes para as marcas se comunicarem com a comunidade roqueira. “Agora, a Rádio Cidade mais do que uma emissora é uma plataforma de conteúdo em áudio. O diferencial é que temos uma base de fãs fiéis que consomem e interagem conosco por meio de chats e das nossas redes sociais. Temos soluções de comunicação altamente customizáveis e com mensuração assertiva para cada um dos nossos canais. Estamos recebendo excelentes feedbacks dos nossos clientes em relação à continuidade do projeto neste novo formato.”, enfatiza Rianeli.

Para os próximos meses, o conselho de conteúdo da Rádio Cidade planeja novidades na programação e conteúdos inéditos. Parte da estratégia inclui a distribuição exclusiva de um acervo histórico com gravações de Legião Urbana, Charlie Brown Jr., Mamonas Assassinas, Cássia Eller e tantos outros artistas que se consagraram junto à evolução da marca.

Os ouvintes podem acessar o site radiocidade.fm e baixar o aplicativo oficial da rádio, disponível para os sistemas Android e iOS.

Para essa e outras histórias do mundo da propaganda e do marketing, siga o Instagram @marketingeoutrashistorias

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rádio Cidade, a Rádio Rock do Rio, mira na produção de áudio com distribuição multiplataforma
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.
Advertisement

54 COMENTÁRIOS

  1. Poxa Rádio Cidade, eu acompanho vcs desde a minha adolescência. Sempre amei a Rádio Cidade. Mesmo com suas idas e vindas.Cada ida era uma tristeza e cada volta uma alegria! Divulgava,falava pros amigos! Estava salvo no meu rádio esse dial: 102,9. É, eu ouço rádio sim! Sou analógica! E vcs vão perder tanta gente que ama essa rádio, por esse capricho de se tornar moderninha…. A geração de hj em dia não ouve rádios, só ouve funk, porcarias… E vcs viram as costas pros fãs de décadas! Isso é uma facada!
    Desculpe, mas minha fidelidade à rádio termina aqui. Não vou baixar aplicativo nenhum, detesto aplicativos!
    Que vcs sejam felizes e não se arrependam dessa decisão.
    Eu tô muito bem com a Positividade – 104,5 do Dial, rádio muito boa!
    E prá vc Rádio Cidade, meu primeiro amor de adolescente, fica a saudade de tudo de bom que ainda poderíamos viver juntos….

  2. Assim fica um tanto “promíscuo,” pois já havia acontecido outras vezes. Pelo que entendi então a saída do dial é definitiva. A comunidade gospel pensa exatamente na contramão dessa decisão, portanto para cada rádio que sai do dial uma gospel entra. Assim também foram com os cinemas de rua nos últimos 30 anos onde uma enxurrada deles viraram igrejas. Então chego à conclusão que daqui no máximo 20 anos não haverá mais rádios não gospel no dial. É isso mesmo?

  3. Triste , muito triste !!! Sou roqueiro por essencia , ensinei meu filho a ser roqueiro ( inclusive é guitarrista ) e mais uma vez temos que lidar com a CIDADE fora do dial .. É lamentavel pois não tenho tempo, nem habito , nem saco de ouvir por aplicativos !. Estamos orfãos , de novo . Escuto a CIDADE desde que ela pertencia ao GRUPO JB , anos 80 , foi assim que me criei . É o RIO perdendo mais uma vez .,

  4. Muito decepcionante a atitude de vocês de deixarem o 102.9, agora uma porcaria, péssima decisão e prematura de repente estou escutando uma merda um festival de porcaria como outro comentário eu gravei também no rádio para não ficar procurando, buscando ou sintonizando era a única rádio me lembrei da antiga rádio Fluminense com rocks. Uma excelente rádio, estava feliz, vocês deixaram seus ouvintes na mão e isso é lamentável, seus concorrentes que continuam ficaram como opção. Quando descobri a rádio cidade fiquei feliz e satisfeito era como a fluminense só tocava rock, não exatamente haviam outras, o repertório de vocês era muito bom, ótimo. Mas agora sem ter visto que vocês tinham saído comecei a ouvir uma coisa insuportável, várias pessoas que ainda não estão cientes estão sem entender o que é isso na 102.9. Nos meus últimos dias de trabalho no aplicativo entre as 5 selecionadas quando colocava e estava ouvindo uma coisa uma barbaridade uma coisa realmente pobre, isso, pobre não é preconceito e sim conceito, agora o que está ocupando este espaço quando vários de meus passageiros os comentários são esses que é isso??! Deus me livre, ou ninguém merece. Bom é lamentável da parte de vocês, no carro escutamos rádio ou pen drive das 5 opções fiquei com 4 de rádio. Não escuto plataforma escuto rádio no carro as demais rádios continuam JB, Antena 1 e … Bom fiquei decepcionado com essa saída de vocês e a outra horrível que entrou. Bom esse negócio de plataforma deixou vários ouvintes sem essa rádio maravilhosa atitude do meu ponto de vista muito triste.

  5. conheci a radio cidade a apenas 1 ano… me identifiquei logo na primeira vez, até gravei no radio do carro para não ficar sintonizando, tinha ótimas sequencias musicais sem ficar enjoativo e variedades de estilos… sem ficar nessas musicas porcarias que sempre tocam por exemplo na 102.10 …
    Meus filhos tb adoravam… que pena…
    Observação: tb acho que radio é só na radio. não ouvirei em plataforma.

  6. Pessoal, pelo que entendi, eles vão sair do dial não por que querem, mas por causa do custo de manter uma estação no ar!
    Eu me surpreendi hoje, não é sempre que eu ligo o radio do carro, mas sempre ficava na cidade, e hoje começou uma programação gospel, logo vi que eles saíram novamente do dial..
    Para mim é uma pena, mas é assim que as coisas funcionam.
    Agora é ouvir a programação pela internet quando possível.
    OBS: Falei para os meus filhos da cidade, era a preferida deles! não é sempre que podemos ver a radio que crescemos ouvindo desde os anos 80, agradando os nossos filhos.

  7. Vão perder uma porrada de ouvintes. São milhares de motoristas que trabalhavam o dia todo ouvindo a rádio. Certamente assim como eu, vão migrar para outras rádios. Vcs usam da nossa audiência para valorizar o dial e depois alugam ou vendem sei lá. Deveriam ter vergonha. ?

  8. Rádio tem que ser no dial, se houve esse crescimento de 33% então, sem motivo sair, em plataformas tenho coisas melhores sem ninguém falando entre as músicas e nem comerciais inoportunos. O rádio é justamente pra sair das plataformas, acabou pra mim, não ouço a rádio em nenhuma plataforma e assim continuará.
    Tiro no pé , na minha opinião ‘

  9. Realmente é uma pena, mas ainda assim, merecíamos uma explicação à altura de sua tradição e audiência.
    Provavelmente, a empresa ficou sem alcançar os objetivos e resultados financeiros.
    Saudades da Rádio Fluminense, a Maldita !!!

  10. Meu carro nao é celular, escuto radio nele se quiser mexer em apps tenho o cel pra isso. Agora uma radio a menos pra eu ouvir quando tiver indo e voltando do serviço, é uma pena. E entrou um besteirol evangelico no lugar agora. Vou ter que caçar uma radio agora pra ouvir rock. Se eu quiser ouvir musica pelo cel eu ouço mp3 e nao radio.

  11. É triste saber que vocês saíram, mas também é mais triste em dar desculpas que ninguém engoliu. Sejam mais verdadeiros!!!
    Se for para ouvir Rock pela internet, vou continuar com a Kiss a melhor!!!!

  12. Vergonha, melhor estes incompetentes não usarem mais o nome da Rádio Cidade, que vá e nunca mais volte, depois da vergonha de sair do ar sem explicação, acho que já é a terceira ou quarta vez, sou obrigado a ouvir os paulistas chatos da 89fm, estou apelando pra ouvir Rock, essa Kiss é outra, muito boa mas não fode nem sai de cima, vem pro Rio ou não?

  13. Pqp. A melhor rádio do Rio sai do dial novamente! Tomei um susto agora ao ligar o rádio (só consigo ouvir nos finais de semana) e estar tocando música evangélica! E a disputa doida que faço entre quais músicas do REM e do Skid Row eu ouço por último antes de tirar da Cidade FM, deu a desta última banda. Que bosta, sou fã do REM!!! Agora, resta-me a Transamérica mesmo!

  14. O problema é muito maior do que apenas econômico, rádios que não toquem a maioria das músicas atuais populares (que falam do mesmo assunto e as mesmas asneiras) e tenham na sua programação fofocas, baixarias ou cunhos religiosos não sobreviverão! Infelizmente nossa sociedade paga e pagará cada vez mais caro os reflexos da falta de educação! Sendo específico em relação ao rock, tanta coisa boa e bem gravada aqui no Brasil precisando de incentivo e nem a própria rádio incentivava isso, fica difícil a disputa de gêneros… Assuntos longos! ???

  15. Atitude ridícula. Rio de Janeiro é a cidade que anda pro passado sempre. O congresso acabou de aprovar uma lei que obriga a todos os celulares terem rádio fm instalados de fábrica. E o que o caras fazem ? Tiram a rádio do fm. Saudades eternas da Fluminense FM. A maldita era a melhor. Vem pro Rio com força Kiss FM, por favor.

  16. É como viajar para longe e nunca mais voltar…eu ouço a rádio desde Fernando Mansur até hoje dia l0/02/2021 mas eu tenho a vinheta daquela época que é CIDADE OI e só a lembrança e agora saiu para sempre?As FM’s do rio é só Gospel.Pensem direito eu sou o 1o da Rádio Cidade. É UMA PENA A CIDADE DO ROCK DESAPARECER desculpe-me com amor Joel Candido dos Santos.

  17. O homem vai pro espaço, manda robô pra Marte, pra Lua e a comunicação não é pela internet : É POR RÁDIO!!!
    Ondas de rádio alcançam o universo. Desculpa esfarrapada essa dos dirigentes.

  18. Mandaram muito mal, gosto de ouvir no rádio do carro , ficamos sem a rádio cidade uma vez, vibramos com o retorno e vocês simplesmente nós abandonam…… decepção

  19. Ja vai tarde a radio cidade eu ouço a kiss fm infelizmente os executivos da radio por algum motivo nao entram de vez aki no rio mas da pra ouivir a radio em 91.9 vamos encher o saco dos gravatas de sao paulo pra abrir a radio aki no rio de vez a radio e muito boa os locutores sao bons de mais

  20. Muito ruim a atitude da rádio q mais uma vez deixa os ouvintes na lua!!! Eu gosto é de rádio ouvir no carro, indo trabalhar no cel e nem todo mundo tem internet pra ter acesso ao q dizem ser melhor nao!!!

  21. Complicaram, aqui em casa o radio fica na sala, não tem esse negocio de internet, é só ligar e ouvir. Por favor voltem para o dial 102,9 do radio normal.

  22. Estão dando tiro no pé. Se dizem que atingiam 300 mil ouvintes, com certeza vão cair para no máximo 3 mil. Vou para 101.3. Mais uma vez vocês não nos respeitam.

  23. A Rádio cidade nunca teve um compromisso com os seus ouvintes. A grana sempre falou mais alto! Mesmo que volte um dia para o dial, espero que ninguém mais dê Ibope pra eles….saudades mesmo só da Fluminense FM. Esta sim tá nhã coragem de tocar o bom e velho Rocknroll e nunca editava uma música para poder estar no padrão de dois minutos….#radiocidadenuncamais

  24. Que pena, mais uma vez a Radio Cidade 102,9 sai do ar.
    É uma pena, pois o Rock é uma música de alta qualidade, pra quem vive no trânsito o dia todo como eu, fica difícil !
    O espaço que nós tínhamos com o puro Rock, foi preenchido por uma Rádio Neopentecostal, eu não acredito nisso .
    Vou ter que baixar App no meu celular ?
    Mas não posso usar o celular enquanto estou no trânsito, eu e muita gente, esqueceram deste detalhe ?
    Vou ser obrigado a migrar para outra Rádio, fazer o que, né ?

  25. De novo! Mandaram muito mal. Agora tem que ter um app instalado no celular pra ouvir rádio?? E no carro? Gente que fica horas no trânsito? E eu tbm ouvia em casa… Acordava e já ligava no 102.9. Se a audiência subiu nesses últimos anos, não faz sentido nenhum essa decisão. Cidade mais uma vez deixando seus ouvintes na mão. Muito triste

  26. Ouço a Radio Cidade todos os dias, ou melhor, ouvia em casa, no carro, excelente formato, programação, músicas, acabou? mesmo? Custo a acreditar. Não é a primeira vez que isso acontece.
    Uma P audiência para nada? Lamentável.

  27. Sei da necessidade de se cortar custos exponenciais num periodo negro pelo qual estamos passando e temos que buscar alternativas satisfatórias e viáveis. A internet é o que mais se aproxima desta saída mas, como já foi dito, era só ligar o radio (simples assim ) e deixar o som da Cidade rolar. Acabou, mais uma vez… ouvintes da rádio… deem seu jeito. Curto e grosso.
    Boa sorte a tds.

  28. Gosto muito de ouvir a rádio cidade..
    Sem dúvidas a melhor rádio do rio..
    Mais não é todo mundo que tem acesso a uma internet boa o dia inteiro…
    Sinceramente não pensou nos ouvintes da classe baixa..
    Eu Apartir de quarta feira não acompanho mais vcs…

  29. Olá Rockers!
    Essa reação é absolutamente normal, o dial tem seu saudosismo, e eu entendo. Não foi diferente quando os aplicativos de Fastfood e carros chegaram. É uma questão de gosto. Conheço amigos que até hoje preferem os “amarelinhos”, não acham confiável andar de Uber, 99… Faz parte! O mais importante é manter a essência, a vibração e a forma de comunicar da Cidade, não vão mudar. Bora juntos nessa nova fase!
    #NinguemLargaAMaoDeNinguem

  30. Como já falei pra eles isso é lamentável e uma desconsideração monstro com seus ouvintes, a grande maioria não tem internet suficiente pra ficar escutando a rádio fora de casa ou do trabalho. Não pensaram mais uma vez no povão. Parei com eles, estou na Kiss FM!!!!!!!!

  31. Uma pena pois os 102,9 sempre será radio cidade. Realmente o FM que na década de 80 era considerado um veículo de comunicação promissor esta acabando esta tendência era inevitável pois a Internet esta facilitando esta migração. Que este novo projeto renda frutos pois a programação da rádio está excelente.

  32. Na verdade, é bem chato esse vai e vem da rádio cidade. Desde a sua primeira parada, depois de grande sucesso nos anos 80/90 onde eram os caras, já veio e foi várias vezes. Quero só ligar o rádio do carro e ouvir, simples assim. Em casa, as vezes ouço pelo celular.
    Enfim, sucesso na nova empreitada.

    • É como viajar para longe e nunca mais voltar…eu ouço a rádio desde Fernando Mansur até hoje dia l0/02/2021 mas eu tenho a vinheta daquela época que é CIDADE OI e só a lembrança e agora saiu para sempre?As FM’s do rio é só Gospel.Pensem direito eu sou o 1o da Rádio Cidade. É UMA PENA A CIDADE DO ROCK DESAPARECER desculpe-me com amor Joel Candido dos Santos.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui