Rádio Roquette-Pinto completa 88 anos e prepara programação especial com áudios históricos

Inicialmente chamada de Rádio Escola Municipal do Rio de Janeiro, a rádio foi fundada em 6 de janeiro de 1934 por Edgard Roquette-Pinto

Inauguração do estúdio avançado no Palácio Guanabara | Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (06/01), a Rádio Roquette-Pinto (94,1 FM) completou 88 anos de existência. Em comemoração à data, toda a programação foi recheada de arquivos da emissora, com áudios históricos de João Roberto Kelly, Pery Ribeiro e Nelson Sargento. Boni, Leila Pinheiro, José Carlos Araújo, Marcos Valle, Ricardo Cravo Albin e Roberto Menescal são algumas personalidades que gravaram depoimentos em comemoração à data.

Eu também comemoro, neste dia 6 de janeiro, um ano de gestão. Voltamos com o nome Roquette-Pinto, reformamos a sede da rádio, estreamos o estúdio no Palácio Guanabara, vencemos o Prêmio Sebrae de Jornalismo, lançamos mais de vinte programas, aumentamos a audiência. Tudo com grandes nomes do Jornalismo e da Arte para acompanhar essa caminhada“, disse Thiago Gomide, diretor-presidente da rádio.

Inicialmente chamada de Rádio Escola Municipal do Rio de Janeiro, a rádio foi fundada em 6 de janeiro de 1934 por Edgard Roquette-Pinto, médico, antropólogo, educador e um dos grandes incentivadores do rádio no Brasil.

O objetivo de Edgard era criar um veículo de comunicação exclusivo para assuntos educacionais, atuando nos vários níveis de ensino. Com isso, preferiu doá-lo ao Ministério da Educação e Cultura, com a condição de que transmitisse apenas programação educativa e cultural. Em 1946, a rádio passou a se chamar Roquette-Pinto, homenageando seu fundador e idealizador.

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui