Rádio UFRJ é premiada por cobertura jornalística da pandemia

Ainda no primeiro ano de funcionamento, emissora é reconhecida pela Associação das Rádios Universitárias do Brasil

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Profissionais da Rádio UFRJ trabalhando antes da pandemia | Foto: Eneraldo Carneiro (FCC)

A cobertura jornalística que a Rádio UFRJ tem feito sobre a pandemia de coronavírus conquistou o I Prêmio Rubra de Rádio Universitário, organizado pela Associação das Rádios Universitárias do Brasil (Rubra). O anúncio foi feito nesta segunda-feira (02/11), após a análise de 31 trabalhos de todo o país. No concurso, o Especial Coronavírus do programa Informação & Conhecimento foi vencedor na categoria Reportagem Especial e obteve o terceiro lugar na categoria Podcast.

Para o coordenador do Núcleo de Rádio e TV (NRTV) da UFRJ, Marcelo Kischinhevsky, o resultado indica que a equipe está no caminho certo.

Foi um trabalho muito difícil, todo remoto, compartilhando informações, arquivos de áudio. Foi muito desafiador e é muito gratificante ter esse reconhecimento, concorrendo com tantas rádios universitárias já consolidadas e importantes no cenário nacional”, avalia.

O Especial Coronavírus teve início em março e desde então produziu mais de 100 reportagens sobre ações da UFRJ no enfrentamento da pandemia, pesquisas e análises sobre os vários aspectos da crise sanitária e socioeconômica, serviços e dicas de como se proteger, além de matérias sobre cultura e comportamento no período de isolamento social. A partir de abril, jornalistas da Coordenadoria de Comunicação Social (Coordcom) da UFRJ passaram a colaborar com o programa.

Advertisement

O prêmio mostra o quanto a universidade pode e deve apostar na produção jornalística e em uma comunicação voltada ao interesse público. “Isso pode fazer a diferença no momento que a gente vive, tão difícil, de ataques à Ciência e de desinformação circulando em larga escala nas mídias sociais”, afirma Kischinhevsky.

Além do “Informação & Conhecimento” e de outros programas produzidos pela Rádio desde o ano passado, mais 25 iniciativas, aprovadas em edital de produção lançado pelo NRTV, foram incluídas na programação.

É importante que a Rádio UFRJ seja cada vez mais plural, mais diversa e produza conteúdos qualificados, que apoiem a divulgação científica, tecnológica e de inovação”, defendeu o professor.

A Rádio UFRJ está funcionando pela internet desde outubro de 2019 e já contou com mais de 50 mil downloads de sua produção. Todo o conteúdo está disponível no site e no agregador Spreaker, de onde é distribuído para diversas plataformas (Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, entre outras).

A entrega do I Prêmio Rubra de Rádio Universitário será realizada no dia 7 de dezembro, às 17h, de modo virtual, durante o encerramento do 4º Fórum de Rádios e TVs Universitárias, evento que integra o 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rádio UFRJ é premiada por cobertura jornalística da pandemia
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui