Categorias: Política

Ramagem promete instalar 20 mil câmeras inteligentes nas ruas e escolas do Rio no primeiro ano de governo

Compartilhar

O candidato do PL à prefeitura do Rio, Alexandre Ramagem, anunciou que pretende instalar 20 mil câmeras de alta tecnologia com inteligência artificial nas ruas e escolas da cidade já no primeiro ano de seu governo. A Central do Brasil, no Centro do Rio, será uma das primeiras áreas a receber a iniciativa, parte de seu projeto de Cidade Inteligente, voltado para o combate a crimes, o ordenamento urbano e o controle do trânsito.

Ramagem escolheu a área da Central devido à degradação urbana, incluindo a grande presença de moradores de rua, consumo de drogas, comércio irregular, casarões mal-conservados e acúmulo de lixo. Durante uma caminhada pela região na tarde desta quinta-feira (19/09), o candidato detalhou suas propostas de segurança pública.

“Nossa proposta é cumprir os contratos existentes e já no primeiro ano de mandato instalar 20 mil câmeras de monitoramento inteligente. Elas estarão nas principais vias e escolas, protegendo o cidadão carioca e auxiliando as forças de segurança na prevenção e elucidação de crimes” afirmou Ramagem, em conversa com ambulantes, comerciantes e eleitores.

(function(w,q){w[q]=w[q]||[];w[q].push(["_mgc.load"])})(window,"_mgq");

Ramagem ressaltou que pretende agilizar a implementação do plano utilizando contratos já firmados e aumentar o investimento em segurança pública por meio de remanejamentos no orçamento.

“Hoje se gasta mais com empréstimos do que com segurança pública. Vamos enxugar a máquina e investir pesado no setor. Isso trará benefícios e dividendos com a retomada do comércio, do turismo e da exploração do potencial econômico do Rio” afirmou.

Ao lado de sua esposa, a promotora Rebeca Ramagem, e do deputado federal Eduardo Pazuello (PL), o candidato criticou a gestão atual, lembrando que o prefeito não cumpriu as promessas feitas em 2020, como armar a Guarda Municipal.

“Como a atual gestão não cumpriu e surgiu um candidato que entende do assunto, estão repassando essa responsabilidade. A própria Constituição diz que cuidar da segurança é dever de todos. As grandes cidades no mundo reverteram a questão da segurança quando o prefeito colocou o tema como prioridade. É isso que vamos fazer, liderar o processo” destacou Ramagem.

Encontro com empresários na Associação Comercial do Rio de Janeiro

Na parte da manhã, Ramagem se reuniu com empresários na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), no Centro, onde destacou que o Rio tem potencial para voltar a ser uma cidade atrativa e segura para viver, trabalhar e empreender.

“O comércio é transversal a tudo que afeta o cidadão. Tenho plena confiança na capacidade econômica do Rio. Com segurança, poderemos resgatar a cidade para as famílias de bem” declarou Ramagem, em conversa com o presidente da ACRJ, Josier Vilar.

O candidato também mencionou a importância de revitalizar o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) e manter os dois aeroportos da cidade em funcionamento. Além disso, defendeu incentivos fiscais para atrair de volta a Bolsa de Valores ao Rio e transformar a cidade em um polo de inovação e conhecimento. Ramagem também destacou o papel das Parcerias Público-Privadas (PPP) para resolver problemas crônicos, como o transporte público.

Durante o encontro no prédio centenário da ACRJ, na Candelária, Ramagem falou sobre a criação de agências de fomento voltadas para microempresários em áreas de maior vulnerabilidade social. Ele ressaltou que iniciativas sociais devem caminhar lado a lado com a segurança pública para retomar territórios dominados pelo crime e trazer dignidade à população.

“Nossa ideia inicial é livrar as comunidades da violência com muito planejamento, sem soluções mágicas. Vivemos em uma cidade sitiada e precisamos retomar esses territórios. Mas é preciso investir em saúde, cultura, educação e empreendedorismo. As comunidades estão cheias de talentos e potências. O carioca é inovador e criativo. Vamos levar um hub de negócios, startups e microcréditos para essas áreas. O retorno será enorme. As pessoas querem trabalhar, mas precisam de incentivos e oportunidades” concluiu Ramagem.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Quintino Gomes Freire

Diretor-Executivo do Diário do Rio e defensor do Carioca Way of Life