UFRJ tem mais de 4 mil novas vagas para cursos de graduação

O início das aulas será no dia 16/11, exceto para os estudantes de Medicina, que iniciam o período em 01/11

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa - Foto: Reprodução

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) está com inscrições abertas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) até a próxima sexta-feira (06/08). Ao todo, a instituição de ensino tem 4.032 vagas em 101 cursos nos campi Cidade Universitária, Praia Vermelha, Duque de Caxias e Macaé para ingresso no segundo semestre de 2021, além das unidades isoladas. novas vagas para cursos de graduação.

A instituição é a maior universidade federal do Brasil e a primeira instituição oficial de ensino superior do país, com atividade desde 1792 (Escola Politécnica, a sétima escola de Engenharia do mundo e a mais antiga das Américas) e organizada como universidade em 1920. Presença registrada nas 15 melhores posições dos mais diversos rankings acadêmicos na América Latina, a UFRJ conta, hoje, com 172 cursos presenciais de graduação, 4 de graduação a distância, 315 de especialização e 224 programas de pós-graduação (mestrado, doutorado e pós-doutorado).

De acordo com o Ranking Universitário Folha, a UFRJ é a universidade mais inovadora do país, o que também se deve à sua pluralidade: seu corpo social é composto por mais de 65 mil estudantes (anualmente, 5 mil se formam todo ano na graduação e 2,6 mil dissertações e teses são produzidas), 4 mil docentes (9 em cada 10 têm doutorado), 3,7 mil técnicos-administrativos atuantes nos hospitais da UFRJ e 5,6 mil nas demais unidades.

A Universidade tem estrutura similar à de um município de médio porte. Antes da pandemia de COVID-19, a Cidade Universitária, campus principal, tinha circulação diária de cerca de 100 mil pessoas. Compatível com o seu grau de relevância estratégica para o desenvolvimento do país, a UFRJ formou uma sucessão de ex-alunos notáveis, como Osvaldo Aranha, indicado ao Prêmio Nobel da Paz; os escritores Jorge Amado e Clarice Lispector; o arquiteto Oscar Niemeyer; os médicos Oswaldo Cruz e Carlos Chagas; os jornalistas Fátima Bernardes e Ali Kamel e o matemático Artur Ávila, primeiro latino-americano a receber a Medalha Fields, oferecida a matemáticos com até 40 anos e equivalente ao Prêmio Nobel.

Advertisement

Além disso, a instituição é a quarta na produção de ciência no Brasil e possui dois campi fora da capital fluminense: um em Macaé e outro em Duque de Caxias. Com projetos de ponta nas áreas científica e cultural, a antiga Universidade do Brasil tem sob seu escopo 9 hospitais universitários, 13 museus, 1.450 laboratórios, 45 bibliotecas e um Parque Tecnológico de 350 mil metros quadrados, com startups e empresas de protagonismo nacional e internacional.

O início das aulas será no dia 16/11, exceto para os estudantes de Medicina, que iniciam o período em 01/11. Todas as informações podem ser conferidas na página da uniniversidade. Em caso de dúvidas, envie e-mail para acessograduacao@ufrj.br. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp UFRJ tem mais de 4 mil novas vagas para cursos de graduação
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui