Reabertas desde maio, Casas de Convivência atendem quase 15 mil idosos no Rio

Nesta quinta (30/09) foi reinaugurada mais uma Casa de Convivência: a Padre Velloso, em Botafogo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Casa de Convivência Bibi Franklin Leal, na Tijuca
Casa de Convivência Bibi Franklin Leal, na Tijuca - Foto: Ricardo Cassiano/Prefeitura do Rio

Em meio ao Dia Mundial do Idoso, que é celebrado nesta sexta-feira (01/10), a Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou, nesta quinta (30/09), um balanço referente às Casas de Convivência da cidade, que atendem pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Elas foram reabertas a partir de maio após meses fechadas devido à pandemia e, ao todo, até agosto, fizeram quase 15 mil atendimentos.

Nesta quinta-feira, inclusive, a Casa de Convivência Padre Velloso, em Botafogo, na Zona Sul, voltou a ficar à disposição da população. No dia 22/10, o referido espaço completa 14 anos e, para comemorar a data, teve aula de Corpo em Movimento, Dança Solta e apresentação de percussão.

O secretário municipal do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, Junior da Lucinha, ressaltou a importância da vacinação contra a Covid-19 para quem frequenta o local. ”Me enche de orgulho e alegria estar aqui nesse dia com tanta energia. Reabrimos as casas para que elas nunca mais sejam fechadas. Esse espaço é da população. É muito importante que todos se vacinem. Estaremos cobrando a 3ª dose também”, disse.

Para Ilma Cardoso, de 83 anos, a Padre Velloso foi um marco em sua vida. ”Antes de conhecer o espaço, eu tomava 22 comprimidos. Ficava em casa sozinha. Não tinha vontade de fazer nada. Após a convivência e os exercícios, minha saúde melhorou 100%. Hoje eu não tomo mais nenhum remédio. Sou muito grata por ter esse espaço na minha vida”, afirmou.

Advertisement

Em agosto, as casas Clara Nunes, em Madureira; Bibi Franklin Leal, na Tijuca; Naná Sette Câmara, em São Conrado, e Maria Haydee, na Gávea, realizaram 6.231 atendimentos. Em julho, foram 5.081; em junho, 2.876; e, em maio, 532.

Documentação necessária

Os interessados em frequentar as casas de convivência, além de precisarem ter idade mínima de 60 anos e estarem devidamente imunizados contra o Coronavírus, devem levar documento de identidade, CPF, comprovante de residência e três fotos 3×4.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Reabertas desde maio, Casas de Convivência atendem quase 15 mil idosos no Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui