Reajuste do piso salarial dos farmacêuticos pode prejudicar micro e pequenas empresas do setor

A Feocomércio RJ teme que o reajuste salarial dos farmacêuticos para R$ 6.500,00 gere mais desemprego na categoria

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Reajuste de farmacêuticos pode inviabilizar a presença desses profissionais em pequenos negócios / Getty Image

Com o pedido de vistas por parte deputado Felício Laterça (PP RJ), o Projeto de Lei que tramita na Comissão de Seguridade da Família na Câmara dos Deputados e prevê aumento do piso salarial do farmacêutico para R$ 6.500, que seria votado na última quarta-feira (06/07), foi adiado.

Em nota, a Fecomércio RJ comunicou que vê o aumento com apreensão, já que a medida prejudicaria as micro e pequenas empresas do setor, que não teriam condições de pagar o piso dos farmacêuticos.

O deputado Felício Laterça (PP RJ) teme que o aumento do salário cause, na realidade, mais desemprego no setor.

“Na verdade, não somos contra o farmacêutico, estamos protegendo a categoria. Não adianta ter um piso salarial tão alto, se você não tiver emprego. Minha luta é para que se tenha mais emprego e mais estabelecimentos”, afirmou o deputado.

Advertisement

Um estudo realizado pela Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec), a partir de dados do Rais, verificou que, em 2020, as micro e pequenas empresas do setor farmacêutico no Estado do Rio, correspondiam a 99,2% do mercado e geravam 55.225 empregos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Reajuste do piso salarial dos farmacêuticos pode prejudicar micro e pequenas empresas do setor
Advertisement

4 COMENTÁRIOS

  1. Caro colega, já deu uma olhada nas notas fiscais que entram em sua loja? Um medicamento que custa 1.00, 2.00 e revendido por 30, 40, 50. O lucro e absurdo. Não se desvalorize. Merecemos um piso digno e respeito. E por isso que todos querem uma farmácia para chamar de sua.

  2. Fiz minha faculdade em rede particular de ensino, cuja mensalidade de 1200,00. Nada mais que justo um reajuste salarial. Na minha região falta profissionais. Justamente por conta do piso não valer a pena.

  3. O empresário quer lucrar pagando esmola ao profissional do qual ele necessita para manter as portas abertas. Nós passamos 4 anos estudando por período integral na faculdade pra ficar ganhando esmolas? Se não quer pagar ao farmacêutico o que lhe é mais do que de direito, mude de ramo, abra uma loja de roupas então.

    • Sou farmacêutico e não vejo com bons olhos este aumento, devido a maioria das drogarias de bairro terem faturamento abaixo dos 50 mil reais mensais, com este faturamento fica praticamente impossível pagar 6500 reais de salário fora os impostos, muitas drogarias irão fechar se for aprovado esta PEC, não são apenas os empregos dos farmacêuticos mais sim dos outros cargos que compõem o quadro de funcionários de uma drogaria bom esperamos que o bom senso prevaleça.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui