Real Gabinete Português de Leitura é uma das mais belas bibliotecas do mundo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

 

Real Gabinete por Moreno O site Odee.com, que costuma trazer várias listas que vai das mais incríveis ilhas do mundo até os vestidos mais esquisitos, trouxe hoje uma lista com 20 das mais belas bibliotecas do mundo.

 

E o carioca Real Gabinete Português de Leitura configurou na lista, estando entre outras belíssimas construções como a do Monastério Wiblingen, na Alemanha, ou a Livraria Sansovino em Roma e a holandesa Rijkmuseum.

Advertisement

 

O Real Gabinete, que fica na Rua Luís de Camões, 30 (perto da Praça Tiradentes), foi fundada em 1837 por imigrantes portugueses para promover a cultura entre a comunidade portuguesa da Capital do Império do Brasil. O atual edifício foi feito pelo arquiteto português Rafael da Silva e Castro, foi erguido entre 1880 e 1887 em estilo neomanuelino.

Real Gabinete Português de Leitura por Uwe Philly A fachada é inspirada no Mosteiro dos Jerónimos de Lisboa, foi trabalhada por Germano José Salle em pedra de lioz em Lisboa e trazida de navio para o Rio. As quatro estátuas que a adornam, retratam na seguinte ordem: Luís de Camões, Pedro Álvares Cabral, Infante D. Henrique e Vasco da Gama, e os medalhões, os escritores Fernão Lopes, Gil Vicente, Alexandre Herculano e Almeida Garrett.

O interior também segue o estilo neomanuelino nas portadas, estantes de madeira para os livros e monumentos comemorativos. O teto do Salão de Leitura tem um belo candelabro e uma clarabóia em estrutura de ferro, o primeiro exemplar desse tipo de arquitetura no Brasil. O salão possui também um belíssimo monumento de prata, marfim e mármore (o Altar da Pátria), de 1,7 metro de altura, que celebra a época dos descobrimentos, realizado na Casa Reis & Filhos no Porto pelo ourives António Maria Ribeiro, e adquirido em 1923 pelo Real Gabinete.

Real Gabinete Português de Leitura por asleesponasunbeam Aberta ao público desde 1900, a biblioteca do Real Gabinete possui a maior coleção de obras portuguesas fora de Portugal. Entre os cerca de 350.000 volumes, nacionais e estrangeiros, encontram-se obras raras como um exemplar da edição "princeps" de Os Lusíadas de Camões (1572), as Ordenações de D. Manuel (1521), os Capitolos de Cortes e Leys que sobre alguns delles fizeram (1539), a Verdadeira informaçam das terras do Preste Joam, segundo vio e escreveo ho padre Francisco Alvarez (1540), um manuscrito da comédia "Tu, só tu, puro amor" de Machado de Assis, e muitas outras. Anualmente, recebe cerca de seis mil títulos de Portugal. Há também uma importante coleção de pinturas de José Malhoa, Carlos Reis, Oswaldo Teixeira, Eduardo Malta e Henrique Medina. Diáriamente, recebe em média, cento e cinqüenta visitantes. Entre os seus visitantes ilustres, do passado, encontram-se os nomes de Machado de Assis, Olavo Bilac e João do Rio.

Fotos: Real Gabinete por Moreno

Real Gabinete Português de Leitura por Uwe Philly

Real Gabinete Português de Leitura por Asleesponasunbeam

Veja mais fotos aqui.

 

Texto sobre o Real Gabinete, Wikipedia.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Real Gabinete Português de Leitura é uma das mais belas bibliotecas do mundo
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui