Real Galeria reúne obras de Di Cavalcanti, Ascânio MMM e Darcilio de Paula Lima em Copacabana

Inaugurada em junho deste ano, a Real Galeria de Arte Contemporânea recebe sua segunda exposição em Copacabana

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Jorge Mendonça_Quando Você Passa Eu Fico Assim_2017_técnica lasca de madeira, bordado com fios de eletricidade_100x115x25_Oskar Sjostedt

Inaugurada em junho deste ano, a Real Galeria de Arte Contemporânea recebe sua segunda exposição em Copacabana. A partir de 01 de setembro, o público poderá conferir a mostra Acervo Real Galeria e Amigos, com obras de 23 artistas, entre eles Ascânio MMM, Darcilio de Paula Lima, Di Cavalcanti, Yuli Geszti, Siron Franco e Katie Van Scherpenberg.

São 29 trabalhos, entre gravuras, pinturas e objetos, produzidos desde a década de 1950 e arrematados em leilões nos últimos três anos. Entre os destaques está uma das poucas cópias autorizadas da tela Samba, considerada o maior trabalho do artista Di Cavalcanti, que pertencia à coleção de Jean Boghici e foi destruída pelo trágico incêndio no apartamento do marchand, em 2012. Também faz parte da mostra a versão reduzida escultura Merilyn, de Ascânio MMM, que tem a original gigantesca na frente da sede da Prefeitura, na Cidade Nova.

Foram duas obras de Darcilio de Paula Lima, de 1987, guardadas no depósito do hotel, que deram início à Galeria. Após serem “redescobertas” por funcionários, surgiu o interesse em transformar o velho depósito do Real Residence Hotel em um espaço para se compartilhar arte. “A cultura no Brasil, e em especial no Rio de Janeiro, tem sofrido sérios revezes nos últimos tempos. Com os trabalhos do Darcilio em mãos começamos a buscar outros artistas nacionais e coleções particulares em leilões. Ficou clara nossa vontade de dividir essas obras de valor inquestionável com a sociedade”, explica Jairo Coelho de Araújo, diretor da galeria.

Além de partilhar trabalhos de artistas já reconhecidos internacionalmente, a Real Galeria de Arte Contemporânea tem como missão descobrir e divulgar novos talentos do cenário artístico nacional. Por isso, a convite de Jairo, participam da exposição Marcio Sued e Siomara Almeida. Ele apresenta pintura abstrata em acrílica sobre tela, e ela, obra de 2012 com técnica Assemblage.

Advertisement

Artistas – Abelardo Zaluar, Alberto Kaplan, Antônio Peticov, Ascanio MMM, Carla Sigaud, Claudio Tozzi, Darcilo de Paula Lima, Deneir Martins, Di Calvacanti, Firmino Saldanha, Ivan Serpa, Jorge Duarte, Jorge Mendonça, José Maria Dias da Cruz, José Veras, Katie Van Scherpenberg, Malu Fatorelli, Manoel Fernandes, Marcio Sued, Siomara Almeida, Siron Franco, Walton Hoffmann, Yuli Geszti.

Serviço
Acervo Real Galeria e Amigos
Data abertura: 01/09 (quinta-feira), às 19h
Visitação: até 28 de outubro. De segunda a sexta-feira, das 12h às 17h. Os horários também podem ser agendados pelo telefone (21) 2546-6565.
Local: Real Galeria de Arte Contemporânea – Av Princesa Isabel, 500, Copacabana, dentro do Real Residence Hotel
Entrada gratuita

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Real Galeria reúne obras de Di Cavalcanti, Ascânio MMM e Darcilio de Paula Lima em Copacabana
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Real Galeria reúne obras de Di Cavalcanti, Ascânio MMM e Darcilio de Paula Lima em Copacabana
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui