Após um processo de revitalização feito pela Revitaliza.Rio com apoio da Prefeitura, que durou de agosto de 2023 a dezembro de 2024, a Praça Paris encontra-se com problemas identificados por moradores do bairro da Glória e turistas. Entre as principais queixas estão os alagamentos após fortes chuvas, a falta de iluminação e de funcionários públicos da Comlurb diretamente dedicados ao local.
Nesta semana, após as chuvas que caíram na cidade do Rio de Janeiro, a Praça Paris ficou com verdadeiras piscinas. Quanto à iluminação, postes e cerca de 60 luminárias sumiram. A Praça, que já teve funcionários fixos da Comlurb para realizar a limpeza, hoje em dia não conta com nenhum trabalhador da área.
Alagamentos na Praça. Foto: AMAG
Além das questões citadas acima, também existem reclamação em relação à falta de bancos e lixeiras, buracos nos gradis e portões. O prometido projeto de paisagismo também é algo incerto e o chafariz não está funcionando.
“Nós da AMAG estamos numa batalha desde 2021, através de um Abaixo-Assinado com 1.240 adesões solicitando Revitalização da Praça Paris. Quando entregamos o Abaixo-Assinado o então Secretário do Meio Ambiente Eduardo Cavaliere, hoje Vice-Prefeito, nos prometeu uma Revitalização ampla e o que aconteceu via Revitaliza.Rio foi uma Revitalização muito Parcial, como pode ser visto por tudo que falta ser revitalizado. Em função do exposto, gostaríamos de ver esta Revitalização concluída antes da Praça completar 100 anos”, disse Wilson Guedes, presidente de uma das associações de moradores do bairro, a AMAG.
Portões danificados. Foto: AMAG
Ainda segundo Wilson, na recente revitalização faltou “consertar tento de concreto, que estava quebrado antes da entrega do serviço, colocar três arbustos que ficaram faltando, além de fazer reparos na cabine da Guarda Municipal, esta uma grande conquista nossa, solicitada no Abaixo-assinado de 2021, que precisa ser vedada internamente com insulfilme na parede do banheiro, que está com a possibilidade de visão de fora para dentro e foi colocado papelão pelos GMs para resolver isso”.
O papelão para esconder o lado de dentro do banheiro. Foto: AMAG
Procurada pelo DIÁRIO DO RIO, a Prefeitura, através da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, comunicou que “irá enviar uma equipe ao local para fazer as devidas manutenções. A Guarda Municipal do Rio atua diariamente na Praça Paris. Com guardas fixos e apoio de outras equipes de unidades operacionais. Sobre a cabine mencionada, a GM-Rio vai verificar a questão da vedação da janela do banheiro. A Rioluz realizou vistoria, identificou um circuito desarmado e a iluminação pública no local já foi normalizada. A Praça Paris é limpa regularmente pela Comlurb. O corte da grama é realizado a cada 10 dias e os ralos são limpos mensalmente. A Comlurb fará os ajustes necessários nos bancos. A Companhia de limpeza solicita aos frequentadores que colaborem com a manutenção da praça e não descartem lixo em local indevido“.
oi! ue? mas sempre alagou!
[]s
Ahhh tem mais …os donos de cachorros levam seus animais que cagam o gramado e os donos nao recolhem o cocô aí vc vai fazer exercicios ou levar crinças e atocha o pé na merda dos bichgos quando tem uma praça ali perto feita exclusivamente para cães… nada contra s animaismas sim contra seus donos mal educados.. W nem pen se em r eclamar que vc apanha
o que significa dizer que foi revitalizada.. TGá longe disso. Começaram e nao terminaram, o lago com chafariz virou piscina pub lica de morador de rua, grades quebradas pra facilitar o acesso, fezes urina por todos os cantos, gramados cheios de coco de cachorro dos donos que nao recolhem os dejetos dos bichos, os poucos garis fazem o que podem e nao conseguem, varias tampas debueiros abertas, luminarias arrancadas e fios roubados. Virou tambem local de oficina de percussão e bandas dos filhinhos de papai de santa teresa infernizando diariamente a vida dos moradores de frente Querem mais? Dá um pulinho la e vejam.
A Prefeitura só aparece quando a reportagem coloca as deficiências. Uma pena.
Faz o E de Eduardo.
A Praça Paris é a mais linda da cidade e altamente frequentada, especialmente nos finais de semana. É bonito ver toda aquela gente, crianças, idosos, jovens no gramado, além dos grupos de artistas que põe ali ensaiam. Jamais estaria tão mal cuidada se fosse localizada em Ipanema.
A Glória toda é uma latrina. Cheia de vandalismo e sujeira. Os guardas municipais “evitam a fadiga”. A PM só fica dentro das viaturas no zap zap e no ar condicionado.
Paes podia dar um “choque de Estado” na Glória.