‘Recicla Rocinha’ pretende retirar mensalmente 30 toneladas de plástico do mar de São Conrado

Os catadores passarão por treinamento e vão receber bonificações especiais, além do pagamento por KG de plástico recolhido

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Praia de São Conrado / Internet

Com o propósito de reduzir a quantidade de lixo plástico que chega ao mar de São Conrado, na Zona Sul do Rio de Janeiro, a empresa canadense Plastic Bank inaugura, nesta quarta-feira (8), a agência de coleta seletiva “Rocinha Recicla” cujo cronograma inicial prevê a retirada mensal de 30 toneladas de plástico da favela, e por extensão da Praia de São Conrado. As informações são do jornal Extra.

O plástico, como material flutuante, é o principal alvo da empresa, já não tem o descarte e o recolhimento adequados. Para que isso aconteça, a “Rocinha Recicla” se associará a coletores e centros de coleta a uma distância de até 50 km das áreas atingíveis pela poluição plástica – como o mar de São Conrado.

Os catadores passarão por um processo de qualificação, além de serem cadastrados em um aplicativo que usa a tecnologia blockchain – banco de dados que emite certificações de cada operação realizada, na mesma lógica utilizada das criptomoedas. A medida permite que os coletores recebam outros bônus, além do valor pago para cada quilo de plástico recolhido. A iniciativa conta com o patrocínio da SC Johnson.

Após o recolhimento e processamento, o plástico se transforma em plástico social, o qual recebe um selo de garantia onde é descrita todas etapas do processo. Além disso, o produto é rastreado por blockchain, o que torna a operação mais segura para os parceiros inscritos e para os futuros compradores.

Advertisement

O “Rocinha Recicla” funcionará a partir de em uma metodologia inovadora que já evitou que mais de 2,5 bilhões de garrafas pets destruíssem os oceanos e a vida marinha mundo à fora.

Atuando como capacitadora desde 2019, a Plastic Bank conta com mais de 4,000 membros de comunidades. As suas ações impediram que mais de 50 milhões de quilos de plástico chegassem aos oceanos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 'Recicla Rocinha' pretende retirar mensalmente 30 toneladas de plástico do mar de São Conrado
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui