Reconhecimento facial auxilia na prisão de cinco foragidos durante o Carnaval no Rio

Cinco foragidos da Justiça foram presos com o auxílio do sistema de reconhecimento facial durante o Carnaval no Rio de Janeiro. Tecnologia tem reforçado a segurança pública e auxiliado a Polícia Militar.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail

O investimento em tecnologia feito pelo Governo do Estado tem reforçado a segurança pública e garantido maior eficiência na atuação das forças policiais. Durante o Carnaval, cinco homens foragidos da Justiça foram presos com o auxílio das câmeras de reconhecimento facial entre sexta-feira (28/02) e sábado (1º/03). Duas dessas prisões ocorreram na região do Sambódromo e no Centro do Rio de Janeiro.

Os alertas foram enviados a partir do Centro Integrado de Controle e Comando (CICC), que recebe imagens diretas das câmeras espalhadas pela cidade. Após a identificação, os suspeitos foram localizados por policiais do Programa Segurança Presente e presos. Desde a implementação do sistema, em 2024, 493 foragidos já foram capturados.

“O investimento que temos feito em tecnologia tem sido fundamental para reforçar a segurança dos cidadãos, sejam os fluminenses ou turistas, fora e no período de Carnaval. Nossa gestão já investiu mais de R$ 4 bilhões na segurança pública e todo nosso empenho continuará para modernizar as polícias e valorizar o trabalho dos nossos policiais”, afirmou o governador Cláudio Castro.

O primeiro suspeito foi identificado na noite de sexta-feira no entorno do Sambódromo, enquanto o segundo foi localizado no meio de blocos de rua vendendo bebidas. Ambos possuíam mandados de prisão por homicídio.

Reforço de efetivo e tecnologia

A Polícia Militar mobilizou 12.550 agentes para reforçar a segurança durante o Carnaval. A operação especial, coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança, conta com um amplo aparato tecnológico para monitoramento das áreas de desfile, blocos de rua, orla, pontos turísticos, rodovias e estações de transporte coletivo.

O sistema de videomonitoramento urbano conta com mais de 260 mil dispositivos, entre câmeras e alarmes, espalhados pelo estado. Parte desses equipamentos está equipada com reconhecimento facial e leitura de placas, permitindo não apenas a captura de foragidos, mas também a recuperação de veículos roubados. Até o momento, 371 automóveis já foram localizados por meio desse sistema.

Recentemente, o software de reconhecimento facial passou a ser integrado ao banco de dados de desaparecidos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Além disso, neste Carnaval foi lançada a “pulseirinha digital”, uma nova funcionalidade do aplicativo 190RJ voltada para a localização de pessoas que se perdem em blocos, praias e outros locais de grande concentração, com atenção especial ao público infantil.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Reconhecimento facial auxilia na prisão de cinco foragidos durante o Carnaval no Rioddr newsletter Reconhecimento facial auxilia na prisão de cinco foragidos durante o Carnaval no Rio

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui