Recreio dos Bandeirantes e sua diversidade de animais silvestres

Desde passeios de jacarés pelas ruas do bairro ao aparecimento de uma lontra no Parque Chico Mendes, Recreio é um dos bairros com mais ligação à natureza

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Jacaré ''passeando'' por rua do Recreio - Foto: Reprodução

O Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, além de ser um bairro amplamente residencial, reserva boas opções de lazer à população. Dentro dessas possibilidades, existem os parques naturais municipais, que abrigam, além de toda a beleza natural, animais silvestres e, em alguns casos, ameaçados de extinção.

O Parque Chico Mendes, por exemplo, foi criado em 1989 com o objetivo de preservar a Lagoinha das Tachas e seu entorno, local de ocorrência de espécies de fauna e flora consideradas raras e ameaçadas de extinção. Com facilidade encontram-se tartarugas, cágados ou jabutis, além, é claro, do tradicional jacaré-de-papo-amarelo, habitante mais famoso do local, que, inclusive, por vezes, ”passeia” por ruas do Recreio.

parque chico mendes 1 Recreio dos Bandeirantes e sua diversidade de animais silvestres

Além desses animais, outros como araras-vermelhas, ave-caboclinho, marreca-toucinho, tiê-sangue, galinha d’água, jaçanã, borboleta-da-praia e rolinha-da-restinga, além de lagartos tais como o teiú, ameiva e calango. Dentre os mamíferos, são observados, costumeiramente, gambás e capivaras. Recentemente, uma lontra foi avistada no parque, fato este que não ocorria há anos.

1607097271335878 Recreio dos Bandeirantes e sua diversidade de animais silvestres
Araras e lontra no Parque Chico Mendes – Foto: Reprodução

Outro local conhecido no Recreio é o Parque Marapendi, que o DIÁRIO DO RIO detalhou com exclusividade no último dia 06 de novembro. Criado em 1978 com o objetivo de se tornar um espaço de recreação e lazer ao ar livre, além de um ambiente de preservação ambiental, o local permite que sejam vistas espécies, por exemplo, como o tucano-de-bico-preto, garças e, assim como o Parque Chico Mendes, também jacarés-de-papo-amarelo.

Advertisement
parque marapendi Recreio dos Bandeirantes e sua diversidade de animais silvestres
Fachada do Parque Natural Municipal de Marapendi – Foto: Reprodução

O bicho-preguiça é outro importante animal habitante do local. Em julho do ano passado, inclusive, houve 3 resgates da espécie, em Vargem Grande, na Taquara e no próprio Recreio, e em todos os animais foram levados para o Parque Marapendi e soltos por lá, bem como um ouriço-cacheiro.

garca e jacare 1 Recreio dos Bandeirantes e sua diversidade de animais silvestres
Garça e Jacaré convivendo no Parque Marapendi – Foto: Reprodução

Por fim, outro habitat de animais silvestres no Recreio dos Bandeirantes é o Parque da Prainha. Criado em 2001, o local é um marco na preservação da região que une Prainha a Grumari. A área de proteção ambiental é conhecida pela harmonia entre o verde e o mar, que faz da paisagem uma das mais belas da cidade.

parque natural municipal da prainha Recreio dos Bandeirantes e sua diversidade de animais silvestres
Facha do Parque Natural Municipal da Prainha – Foto: Reprodução

O parque é recoberto por diferentes formações vegetais típicas da Mata Atlântica, além de vegetação de costão rochoso. Abriga fauna e flora muito diversificadas, incluindo espécies ameaçadas de extinção. Por lá, encontram-se mamíferos como gato-do-mato, cachorro-do-mato, mão pelada, gambá, cuícas, mico estrela, coelho-do-mato, paca e roedores. Entre as aves, estão dezenas de espécies como periquitos, maitacas, colibris, corujas, rolinhas, bem-te-vis e gaviões. Destacam-se, também, serpentes como a jararaca, jararacuçu, cobra-cipó e a caninana, além de uma variedade de lagartos.

jararaca2 Recreio dos Bandeirantes e sua diversidade de animais silvestres
Jararaca encontrada no Parque da Prainha – Foto: Reprodução

Morador do Recreio há 30 anos, o corretor de imóveis Gaspar Henrique Muller, falou sobre: ”O Recreio mantém uma característica bastante particular: é cercado por 3 grandes reservas, e os animais da fauna [jacarés, capivaras, preguiças, etc] são muito habituais, convivemos bem com eles. É muito comum, por exemplo, andar à noite pelas ruas do bairro e se deparar com uma família de capivaras ‘passeando’. É uma característica bastante peculiar do bairro e gostamos muito disso.”

WhatsApp Image 2021 07 21 at 08.43.49 Recreio dos Bandeirantes e sua diversidade de animais silvestres

Temos o Imóvel que você procura. Block Imóveis

Certamente, para quem é muito ligado a questões ecológicas e gosta de animais silvestres, vale muito a pena conhecer os parques do Recreio. Ou, até mesmo, quem sabe, deparar-se com os bichos nas próprias ruas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Recreio dos Bandeirantes e sua diversidade de animais silvestres
Advertisement

26 COMENTÁRIOS

  1. Eu frequentemente vou ao Recreio para fotografar pássaros e claro, acabo fotografando tudo que me aparece pela frente.
    Realmente o Bairro é diferenciado em biodiversidade… Suas ruas mais arborizadas possuem aves que normalmente só encontramos em parques ou reservas. Além do mais, parece que os moradores escolhem suas árvores para calçadas e é comum vermos algumas atrativas para avifauna.
    Não sou morador do Bairro, mas aprecio ficar andando por suas ruas só para tentar algum registro inusitado… Alguns pontos que vemos por lá deveria ser seguido por outros bairros da cidade.

  2. São visíveis os sinais de abandono em que se encontra o Recreio dos Bandeirantes, como calçadas sujas e mal-conservadas, ruas esburacadas, violencia e vandalismo. Isso é  reflexo de décadas de descaso do poder público e da deterioração fiscal do Estado.Esse quadro, no entanto, não é uma exclusividade do Recreio: os principais bairros do município, de uma maneira geral, vêm sofrendo com essa crise que veio com tudo e não tem hora para passar;  a realidade, infelizmente, é essa.
    Mas, apesar disso tudo, o Recreio dos Bandeirantes ainda consegue manter a exuberância e encantar pelas atrações ( museus, parques, jardins, praias etc) . Poucos bairros no Rio – e fora dele também  – oferecem um estilo de vida tão audável  e um contato tão próximo da natureza quanto o nosso.  Essa é uma marca que precisa ser realçada e valorizada. .
    Sei do que estou falando. Vim de outro estado, e essas características ( diversidade ambiental e qualidade de vida)  foram pontos decisivos para me fazer sair de onde vivia e me mudar para cá. Mesmo com seus problemas e desafios, sou encantado pelo Recreio dos Bandeirantes..

  3. Tive a felicidade de conhecer o Recreio em 1985. Era exatamente isso. Infelizmente, nós brasileiros, não conseguimos conciliar progresso com meio ambiente, esquecendo que fazemos parte integrante do Todo. Quem sabe um dia quando aprendermos a respeitar todos os seres, começando com respeito ao próximo e o que lhes cercam viveremos um mundo melhor. Poderemos compartilhar e viver em harmonia. Vamos despertar no próximo a conscientização do amor a todos os seres. Paz, amor e união!! Todos nós, juntos!!! Por um mundo melhor!!!

  4. O Receio dos bandeirantes e um bairro muito bonito e importante com suas praias lindas e agua limpa o que muitas vezes não acontece com as areias devia ter mais fiscalização pois é muito largado pelo poder público, a natureza da Região e muito linda e diversificada, gosto muito de ir no topo da pedra dos cabritos e linda a vista ,mas gostaria de avisar para não dizer para as pessoas tratar como se for a casa deles ,muitos vive de qualquer jeito, portanto deve ter cuidado com estas orientações em fim vamos fazer nossa parte deixar os animais em paz no lugar deles, levar nossos lixos, fazer a diferença já é bom deixa os outros afinal não somos iguais na Educação!!!

  5. Vim da Gavea e certo q me deparei c o lado bom e o ruim, comuns na cidade do RJ, sucateados por péssimas administrações, esgoto nos canais é falta de trabalho, fiscaliza, multa, fecha as saídas e deixa entupir em quem despeja, o Recreio é lindo, bucólico ainda, muita natureza ainda, vão destruir na certa mas tem sua beleza sim…aos visitantes peço educação, trate como se fosse sua casa ok

  6. Isso é o que já foi um dia, hj o bairro está aniquilado por td já citado nos comentários. De paraíso a um lugar completamente abandonado e perigoso. Lamentável!

  7. Não sabia que existia elite no Recreio dos Bandeirantes, a pessoa que mora no Recreio na grande maioria não tem condições de morar no Leblon, Ipanema, Lagoa j.botanico. a maioria dos moradores do Recreio moravam no subúrbio carioca, daí falar que virou elite é muita burrice.

  8. Depois da chegada do BRT o bairro foi invadido pela favela!Nada contra,porém,as ruas ficaram mais perigosas e as praias mais sujas.Fora o brt que vive sendo depredado,como se os ricos precisassem dele.O canal do terreirao é puro esgoto a ceu aberto!

  9. Não Sr. Edilson
    É questão de interpretação de texto, coisa complicada para o Sr.
    Ela somente disse que com o BRT foi facilitado o deslocamento dos ladrões para o Recreio. E a prosperidade e crescimento do local chamaram a atenção desses.
    Não é questão de Elite ou qualquer coisa do gênero.
    O Sr é mais um que tem discurso pre concebido de ‘ minoria’, sendo isso uma postura vitimista.
    Lamento.

  10. Estive na casa de uma amiga que mora no Recreio, bem em frente à comunidade Terreirão. O RJ é lindo e o Recreio faz jus, no entanto o forte cheiro de esgoto nos arredores deprecia o lugar, sem esquecer dos pobres jacarés naquele canal PODRE e fétido. Dá um dó danado vê-los nadando naquela imundície.?

  11. Dona Maria Cristina, a sra. morava onde antes de se mudar para o Recreio?? . Então as pessoas que usam o BRT são bandidos??. A sra. é a dona do Recreio?? A sra. é da Elite Recreniana??. Preconceito puro

  12. Linda reportagem! Só esqueceu de comentar sobre o cheiro horrivel de esgoto presente em todos os parques….no Chico Mendes dá dó de ver os animais no meio de tanta poluição.

  13. Quase tudo maravilhoso!! Só não mencionaram a Ponte do Jacaré no Canal da Taxa onde os pobres Jacarés estão se alimentando de fezes em um canal onde a agua nem corre de tao grossa que está.
    A propósito de onde esses esgotos??
    Pelo amor de Deus parem de jogar esgoto nesse canal ou tirem esses jacarés dali!!!

  14. Eu amo esse lugar. Tranquilo, belíssimas praias, aconchegante e uma ampla variedade de comércio. O que estraga são as pessoas mal educadas que insistem em jogar lixo no chão. Fora isso, não tenho o que reclamar.

  15. Amei a matéria. Parabéns.
    Nem consigo gravar o nome de tantos animais que eu nem sabia que tinha aqui. Além de ser um Bairro nobre, tem toda essa beleza e diversidade de fauna.

  16. O Recreio é lindo demais! com suas praias, seus parwues, sua bicharada e seu povo q planta flores e frutas pelo Recreio!

    Sua linda arquitetura de edifucios de 3 andates q não impedem a beleza natural e seu paisagismo urbano encantam!

    VIDA LONGA A BELEZA NATURAL DO RECREIO DOS BANDEIRANTES! CUIDAR, LIMPAR E PRESERVAR! O RECTEIO MERECE!??????????????????????

  17. O Recreio é lindo demais! com suas praias, seus parwues, sua bicharada e seu povo q planta flores e frutas pelo Recreio!

    Sua linda arquitetura de edifucios de 3 andates q não impedem a beleza natural e seu paisagismo urbano encantam!

    VIDA LONGA A BELEZA NATURAL DO RECREIO DOS BANDEIRANTES! CUIDAR, LIMPAR E PRESERVAR! O RECTEIO MERECE!??????????????????????

    • Amigo, moro no Recreio há 11 anos e, lamentavelmente, depois que inventaram o BRT e o tunel da Grota Funda, os vagabundos vieram às pencas e nossa segurança ficou bastante precária, roubo de carro, de residências, de eatabelecimentos comerciais, de transeuntes, saidinhas de banco, bicicletas, motos e por aí vai.
      O problema ficou tão grave que agora temos Recreio presente, policiais militares patrulhando o bairro, mas não é suficiente, pois é humanamente impossível que estejam em todas as ruas ao mesmo tempo.
      Amo esse bairro e me entristece bastante que estejamos com tantos problemas, sem contar com o caos que se formou nas praias em dias de sol.

    • A sra. morava onde antes de se mudar para o Recreio??. Parece que a senhora é a dona do Recreio. Chama de bandidos quem usa o BRT para irem a praia nesse bairro, preconceito pq …Dna Maria Cristina?? ahhh!!! a senhora deve ser da High Society Recreniana …né?

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui