Depois do próprio secretário de Saúde do Rio, André Soranz, afirmar, na semana passada, que a contaminação pela Ômicron está chegando ao limite, o índice de positividade dos testes para Covid despencou de 43%, há duas semanas, para 24,5% neste domingo (30/01), na cidade do Rio.
A procura de pessoas com sintomas de gripe também caiu 26% nas unidades públicas de saúde na semana passada, em relação à semana anterior.
Na manhã desta segunda-feira (31/01), 532 pacientes com Covid estavam internados na rede SUS da capital. Duas semanas atrás, esse número chegou a 946.
Mesmo assim, Soranz adota cautela e avalia que o momento ainda gera preocupação.
“Parece que já iniciou uma queda importante, mas acho cedo ainda para comemorar. A procura por atendimento nas unidades caiu muito esta semana. E a positividade dos testes também. Além da redução na solicitação de internações”, destacou Soranz ao portal G1.
Devemos estar chegando aos estertores da pandemia.
A África do Sul hoje anunciou que as pessoas, mesmo doentes com coronavírus (desde que assintomáticas) podem circular livremente por aí, sem isolamento. Isso é uma mudança significativa nos procedimentos até aqui.
Tem outra subvariante 1,5 mais contagiosa que a própria ômicron chegando