A Red Bull Basement, competição global de inovação socioambiental, abriu inscrições no Rio de Janeiro para sua quinta e maior edição, voltada para estudantes com ideias inovadoras ligadas à Inteligência Artificial (IA). O evento, que teve origem no Brasil, busca transformar projetos tecnológicos em soluções com impacto positivo no mundo. O vencedor brasileiro será premiado com uma aceleração no Vale do Silício, em 2025, além de participar da Final Mundial em Tóquio, Japão, em dezembro deste ano.
Como participar
As inscrições para o Red Bull Basement estão abertas até o dia 28 de outubro e podem ser realizadas diretamente no site oficial da competição. O processo de inscrição, simplificado com o auxílio de um chatbot de IA, pode ser concluído em menos de cinco minutos. Interessados podem se inscrever individualmente ou em dupla, desde que tenham mais de 18 anos.
O que esperar da competição
Os projetos inscritos precisam integrar soluções inovadoras com o uso de Inteligência Artificial, um dos pré-requisitos desta edição. As cinco melhores ideias serão selecionadas para a decisão nacional, que ocorrerá no dia 13 de novembro em São Paulo, no campus da Link School of Business. A equipe vencedora do Brasil competirá com participantes de cerca de 40 países na Final Mundial em Tóquio, representando o país no cenário global de inovação.
Além da premiação global, os vencedores nacionais receberão um laptop equipado com a mais recente tecnologia de IA, com o processador Ryzen AI da AMD, para auxiliar no desenvolvimento do projeto.
Histórico de sucesso
Em 2022, a engenheira mineira Bárbara Paiva foi a vencedora brasileira do Red Bull Basement, com o projeto AQUALUX, uma garrafa equipada com filtro que transforma qualquer tipo de água em potável. Bárbara participou da Final Mundial em Istambul, na Turquia, e compartilhou sua experiência:
“O Red Bull Basement foi uma das melhores experiências da minha vida. Aprendi muito, me desenvolvi pessoal e profissionalmente, e tive uma grande divulgação para meu propósito de levar água potável a pessoas sem acesso.”
Parcerias globais
O Red Bull Basement 2024 conta com a parceria de gigantes da tecnologia como Microsoft e AMD, que oferecem suporte técnico para o desenvolvimento das ideias dos participantes. A Microsoft utilizará o Azure OpenAI Service e a AMD fornecerá seus aceleradores AMD Instinct para ajudar os competidores a criar planos de negócios e transformar suas ideias em soluções viáveis.
Serviço
- Inscrições: até 28 de outubro, no site oficial do Red Bull Basement
- Etapa brasileira: 13 de novembro, em São Paulo
- Final Mundial: dezembro de 2024, em Tóquio, Japão
- Prêmio: Aceleração de três semanas em Los Angeles e no Vale do Silício, em 2025