Rede municipal do Rio retoma ensino presencial em mais de 360 escolas nesta semana

Na quarta-feira (21/04), 301 escolas voltarão a receber estudantes; já na quinta (22/04), mais 63 colégios retomam as aulas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Escola Municipal Primário Dulce Araújo - Foto: Divulgação

O ensino presencial na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro será retomado em mais escolas nesta semana. Na quarta-feira (21/04), 301 escolas voltarão a receber estudantes. Já na quinta (22/04), mais 63 colégios retomam as aulas.

Paralelamente, também poderão voltar aos estudos, além de crianças da Pré-escola, 1º ano e 2º ano, alunos do 3º ano, 4º ano, 5º ano e 6º Ano Carioca (que tem professores generalistas, assim como as turmas dos anos iniciais). Com isso, a Secretaria Municipal de Educação volta a oferecer aula presencial a todo Ensino Fundamental I.

A partir desta semana, a rede municipal de educação do Rio terá 783 unidades escolares com ensino presencial.

O secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, diz que a rede tem um rigoroso protocolo sanitário, o que permite o retorno das aulas presenciais com responsabilidade.

Advertisement

”As escolas municipais do Rio ficaram cerca de um ano fechadas, sem atividades pedagógicas presenciais. As que vão retornar nesta semana, ficaram quase um ano e dois meses sem ensino presencial. Quando assumimos, em janeiro de 2021, começamos a resolver problemas de uma rede que estava muito fragilizada, sem o apoio necessário da Secretaria. Recentemente, destinamos mais de R$ 18 milhões para as unidades escolares fazerem ajustes e pequenas reformas. Antes de uma escola retomar com o ensino presencial, ela precisa passar por todas as adequações necessárias e, assim, se tornar apta a receber alunos, professores, funcionários, pais e responsáveis com segurança”, afirma.

Ferreirinha acrescenta que a SME está pronta para ouvir a comunidade escolar e lembra que há diferentes canais para a pasta receber sugestões.

”Estamos atentos e pedimos que quem encontrar algum problema ou tiver qualquer sugestão nos comunique. Pode procurar a direção da unidade, a Coordenadoria Regional de Educação ou entrar em contato pelo 1746, o canal de atendimento da Prefeitura. Agiremos rapidamente. Estamos trabalhando com muita responsabilidade para oferecer uma educação de qualidade para cada aluno da rede. Sabemos que nossas crianças precisam da escola para aprender e se desenvolver. Além do mais, para a maioria delas, a escola com as medidas sanitárias adequadas é o lugar mais seguro que elas podem ter”, reforça o secretário Ferreirinha.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rede municipal do Rio retoma ensino presencial em mais de 360 escolas nesta semana
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui