Redução de custos é a palavra-chave para os empresários

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Café executivo LogoO empresário no Brasil passa por momentos bem complicados. Além de ter de enfrentar uma retração em diversos segmentos que fazem os lucros diminuírem, os gastos comuns e impostos só aumentam. Sabemos que o aperto econômico está sendo necessário para o país não quebrar. Por esse motivo, é importante saber lidar com todas essas adversidades para se manter firme, mesmo no meio desse temporal.

Para quem tem um empreendimento, a palavra do momento é o corte de despesas. E para quem está iniciando, é fundamental saber muito bem onde dá os seus primeiros passos. Caso contrário, irá ter de se conformar, observando o capital escoando para outros fins.

A lista de passivos é extensa. Para as pequenas e médias, estima-se custos de mais de R$ 3 mil mensais. Envolve o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), a água, a luz, a secretária para anotar recados, a manutenção regular dos móveis, a limpeza semanal, o próprio aluguel e o condomínio que varia bastante de um lugar para o outro. O receio é um sentimento latente, pois há sempre o medo de não se conseguir pagar todas as dívidas.

Por isso, é preciso avaliar muito bem no que investir. É fundamental observar quais são as prioridades. Deve-se saber muito bem diferenciar o que é investimento e o que é gasto. Muitas empresas buscam conscientizar seus funcionários sobre a necessidade de se mudar determinadas atitudes em prol da saúde financeira da instituição. Porém, isso nem sempre significa cortes radicais, mas, sim, a busca de outras soluções.

Advertisement

Por exemplo, há quem troque os tradicionais copinhos de plástico descartáveis por canecas ou copos de vidros. Há shoppings que começaram a implantar sistemas de reaproveitamento de água. Outros procuram diminuir a conta de energia, instalando, em circuitos de iluminação em corredores e banheiros, sensores de presença.

Há ainda empreendedores que fazem acordos com seus empregados para todos trabalharem em sistema de home office. E profissionais liberais que atuam sozinhos, como, por exemplo, contadores, advogados, arquitetos e corretores, também estão começando a deixar de lado os conhecidos escritórios particulares. Muitos deles buscam, como solução para a diminuição de despesas, os escritórios virtuais.

Ou seja, locais com estrutura completa de um escritório mobiliado e decorado a custos realmente baixos. Essa modalidade oferece aluguel de tempo fracionado da estrutura. É uma forma de trocar uma estrutura onerosa de aluguel, condomínio, secretária, telefone e impostos por outra que funciona da mesma forma com uma economia em torno de 80%.

Nesse período turbulento, é importante que cada um busque o melhor caminho para o seu negócio. Deve-se observar bem o que o seu segmento mais precisa. Não estamos num período para esbanjar. Mas, sim, para economizar com inteligência.

Para avançar nos negócios, é necessário rever despesas, reavaliar estratégias, determinar prioridades e escolher investimentos certeiros. A meta deve sempre ser crescer, ir para frente. Mas, para isso, deve-se ponderar bastante em cada passo, ou em cada gasto.

Severino Mamede

Severino Mamede - Escritório Virtual Brasil150Severino Mamede é Advogado e Consultor do Escritório Virtual Brasil – http://www.virtualbrasilrj.com.br/

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Redução de custos é a palavra-chave para os empresários
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui