A Secretaria de Estado de Polícia Militar (PM) do Rio de Janeiro mobilizou um esquema especial de segurança para o show da cantora colombiana Shakira, que acontece nesta terça-feira (11/02), no Estádio Nilton Santos, localizado no bairro do Engenho de Dentro. Cerca de 120 policiais militares foram designados para atuar tanto no bairro quanto nos arredores do estádio, com foco nos principais pontos de acesso.
A operação de segurança conta com a experiência da PM em grandes eventos na capital carioca. Além do policiamento ordinário do 3º BPM (Méier) e o apoio de efetivos, a segurança do evento será reforçada por policiais do Regimento de Cavalaria Enyr Cony dos Santos (RCECS), do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPtur), do Batalhão Tático de Motociclistas (BTM), do Rondas Especiais e Controle de Multidão (RECOM), do Batalhão de Ações com Cães e do Grupamento Aeromóvel (GAM). Este último será responsável pelo monitoramento aéreo do evento, com uma aeronave equipada com farol de busca e imageador, que fará sobrevoos durante o show.
Para além da área do estádio, o Batalhão de Vias Expressas irá intensificar o patrulhamento nas saídas da Linha Amarela nos horários de maior movimentação, enquanto o Grupamento de Policiamento em Ferrovias fará a segurança nas estações de trem do Engenho de Dentro, Méier e Piedade, que dão acesso ao estádio.
O Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM) foi instalado próximo ao Engenhão e está em operação desde o início da Operação Impacto. Para o show, o centro contará com policiais militares bilíngues para atender aos turistas. O veículo está equipado com um sistema de monitoramento e coordenação em tempo real, com câmeras de reconhecimento facial, drones de última geração com software de reconhecimento facial e acesso às câmeras corporais dos agentes.
Adicionalmente, equipes da Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida estarão presentes no evento para realizar ações de conscientização e distribuir materiais informativos.