Região metropolitana do RJ deixa a bandeira roxa, que indica risco muito alto para Covid-19

Esta é a primeira vez desde meados de março que nenhuma região do Grande Rio está no nível mais crítico para a doença

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Vacinação contra a Covid-19 na Zona Sul do Rio - Foto: Márcia Foletto/Agência O Globo

Dados da secretaria estadual de Saúde do RJ divulgados nesta sexta-feira (23/04), apontam que a região Metropolitana 1, que abrange a capital e a Baixada Fluminense, deixou a bandeira roxa, que indica risco muito alto para a Covid-19.

Os números também mostram que esta é a primeira vez desde meados de março que nenhuma região de saúde está no nível mais crítico para a doença. Diante dos novas informações, todo o estado, a exceção do Médio Paraíba, está classificado como área de risco alto (bandeira vermelha).

O relatório da secretaria revela ainda que da semana epidemiológica 13 (entre 28/03 e 03/04) para a semana 14 (entre 04/04 a 10/04) houve uma redução de 21% no número de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Rio.

Observamos um rápido aumento na taxa de ocupação no ERJ a partir do mês de março, mas que vem se mantendo abaixo de 90% para UTI nas ultimas avaliações. Essa redução da taxa de ocupação é resultado da ampliação de leitos ocorrida durante o mês de março e abril e também da evolução da curva de internação que já vem apresentando redução nas ultimas avaliações, configurando uma redução na pressão por leitos“, diz trecho do comunicado.

Advertisement

Nesta sexta-feira, o Rio de Janeiro contabilizou 272 novos óbitos de Covid-19 e mais de 4,6 mil contaminados em todo o estado. Desde o início da pandemia, 42.634 pessoas morreram vítimas do vírus e mais de 720 mil foram infectadas.

Com os números coletados desta sexta-feira, a média móvel passa a ser de 3.284 casos e 274 mortes por dia. Houve aumento de 15% na média móvel de óbitos na comparação com duas semanas atrás, o que aponta para um cenário de crescimento no contágio.

A análise dos dados foi feita a partir do levantamento do consórcio de veículos de imprensa formado por O Globo, Extra, G1, Folha de S.Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo, que reúne informações das secretarias estaduais de Saúde.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Região metropolitana do RJ deixa a bandeira roxa, que indica risco muito alto para Covid-19
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui