Reisado Flor do Oriente mantém viva tradição da Folia de Reis na Baixada

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O grupo Folclórico de Folia de Reis Flor do Oriente, é uma das folias mais antiga do Brasil em atividade. Fundado em 1872 em Minas Gerais e com sede no bairro Vila Rosário, em Duque de Caxias, tem a responsabilidade de manter viva essa tradição que chegou ao Brasil no Século XVI junto com a colonização. Tombada em 2016 como Patrimônio Cultural e Imaterial do município de Duque de Caxias, este foi o único reconhecimento feito pelo município durante todos esses anos. Outras cidades da Baixada como São João de Meriti, Mesquita, Belford Roxo, Guapimirim e Queimados também possuem folias. Em São João de Meriti, mestre Pedro da Folia de Reis Estrela do Oriente Deus é o Nosso Guia – única grupo da cidade – vai receber uma homenagem hoje (06/01) pelos seus 83 anos de vida e 60 de dedicação a essa expressão cultural. A folia irmã de Belford Roxo fará a homenagem e colocará o palhaço para dar seus giros pelas ruas do bairro Vila São José.

A cultura da Folia de Reis representa a viagem dos três Reis magos Belchior, Gaspar e Baltazar até o local de nascimento do menino Jesus. É uma tradição que chegou no Brasil no Século XVI com os portugueses, mas possuí origem Medieval e ganhou significado religioso. De casa em casa vão citando trechos bíblicos, cantando, abençoando com o estandarte do menino Jesus e refazem o caminho como se fosse o encontro dos Magos com Jesus. Após as rezas, mensagens de paz e alegria as famílias visitadas agradecem as bênçãos recebidas no ano anterior e oferecem água, alimentos e doações em dinheiro para a folia seguir caminhando.

FB IMG 1578316672483 Reisado Flor do Oriente mantém viva tradição da Folia de Reis na Baixada

No reisado Flor do Oriente, os regulamentos são severos. Quem participa do cortejo, não pode se sentar, não pode fazer corpo mole, nem beber água, enquanto o mestre não mandar. No dia 24 de dezembro, a folia abre a bandeira na Igreja São José Operário e de lá vai para a casa do primeiro devoto. A Flor do Oriente só descansa depois da Festa do Arremate, em abril, quando folias de toda a região se reúnem. Em 2021, o Reisado Flor do Oriente completa 150 anos de atividade e resistência e a família Vicente de Moraes tem a responsabilidade de carregar a tradição que o mestre Manoel trouxe das Minas Gerais em 1944.

O Flor do Oriente resiste, portanto, há cinco gerações. O Mestre Rogério Silva de Moraes, a Alferes Leonor Sant’anna passam para filhos, netos, sobrinhos primos a tradição e herança que receberam. A penúria das folias se deve a falta de patrocínio, quer do Poder Público, quer das empresas. Em declarações publicadas em um jornal carioca, mestre Rogério, lembrou que o grupo de 30 pessoas que consegue manter aquela folia viva e atuante tem de contribuir do próprio bolso para a manutenção de instrumentos e confecção das fantasias. “Às vezes, a gente consegue uma ajuda de custo para as apresentações, mas é muito difícil” explica. Em outros casos contam com apoio de movimentos culturais e de artistas e militantes atuantes da área como a madrinha Sílvia de Mendonça, atriz e jornalista. Hoje (06/01) é Dia de Reis e a Flor do Oriente e suas irmãs estarão nas ruas da Baixada Fluminense, cantando, dançando e rezando. Quem sabe não esbarre ou entre na casa de alguma autoridade e os Santos Reis façam um milagre?

Advertisement

INFORMAÇÕES

FB IMG 1578317231246 Reisado Flor do Oriente mantém viva tradição da Folia de Reis na Baixada

Endereço:
Rua Filinto Almeida, 429, Vila Rosário – Duque de Caxias, RJ.
Telefone: (21) 3663-5457 / 99325-3602 (Rogerio ou Nora)
Email: rogerionora_flordooriente@hotmail.com

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Reisado Flor do Oriente mantém viva tradição da Folia de Reis na Baixada
Cidadão Baixada. Filho, neto e bisneto de pernambucanos é caxiense, portelense, tricolor, professor de História e Jornalista. É pesquisador na área da pessoa com deficiência, voluntário do Lions Clube Xérem e no Pré-Vestibular Comunitário da Educafro.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui