Reitora da UFRJ é a nova integrante do comitê diretor da Rede Talloires

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O sistema educacional de nível superior teve algumas conquistas a festejar no último biênio. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi eleita, em 2020, a melhor universidade federal do Brasil pela sétima vez consecutiva, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Center for World University Rankings (CWUR), dos Emirados Árabes, para o World University Rankings 2020-21.

O ano de 2021 trouxe mais outra grande alegria para funcionários e alunos da instituição. Denise Pires Carvalho, reitora da Universidade, foi eleita representante da América Latina para integrar o comitê diretor da Rede Talloires de Universidades Engajadas, grupo que reúne 410 reitores e gestores universitários de 79 países que incentivam as suas instituições exercerem responsabilidades cívicas e sociais em suas localidades. Denise Pires Carvalho e outros 13 líderes atuarão na equipe diretora até dezembro de 2023.

Advertisement

“Foi uma honra ter sido eleita, uma honra à UFRJ fazer parte deste grupo que pretende discutir e fortalecer a missão social das universidades no mundo todo. É um comitê que discutirá questões muito importantes como a fome, o racismo estrutural e a opressão de gênero. São questões fundamentais para o futuro da humanidade. Pretendo não só representar a Universidade Federal do Rio de Janeiro e o Brasil, mas também a América Latina, onde precisamos avançar muito contra a desigualdade social e a pobreza e ajudar, em termos técnico-científicos, a estudar o que as mudanças climáticas causarão no mundo, no futuro próximo, com relação a doenças emergentes. Enfim, é uma grande honra, e espero representar bem os países latino-americanos e projetar ainda mais a UFRJ para o mundo”, afirmou, em entrevista a Victor França, Denise Pires Carvalho.

Quem é Denise Pires de Carvalho

Formada em Medicina, Denise Pires Carvalho fez especialização, mestrado e doutorado na UFRJ. Tornou-se professora e, ao longo do tempo, exerceu cargos de chefia até tornar-se coordenadora acadêmica da Pró – reitoria de Graduação. Quando foi eleita reitora da Universidade, Denise Pires Carvalho coordenava o Laboratório de Fisiologia Endócrina Doris Rosenthal, no Instituto de Biofísica da UFRJ.

UFRJ: Uma trajetória de qualidade

A UFRJ é uma das mais conhecidas universidades do Brasil, devido a qualidade do ensino da instituição. A Universidade oferece 176 cursos de graduação e 232 cursos de mestrado e doutorado. Em 2019, a UFRJ foi eleita a instituição de ensino superior mais inovadora do Brasil no Ranking Universitário Folha (RUF). UFRJ também é a quarta colocada no ranking de produção científica nacional.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Reitora da UFRJ é a nova integrante do comitê diretor da Rede Talloires
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui