Relator do processo de cassação do mandato de Dr. Jairinho apresenta relatório

No parecer, o parlamentar indica a cassação do mandato por quebra de decoro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

O Relator do processo contra o Dr. Jairinho no Conselho de Ética da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, o vereador Luiz Ramos Filho (PMN) apresentou, nesta sexta-feira (18/06), seu relatório final pela procedência da denúncia. No parecer o parlamentar indica a cassação do mandato por quebra de decoro.

A defesa de Dr. Jairinho terá o prazo de cinco dias para apresentar suas alegações finais no processo. Após esse prazo, o Conselho voltará a se reunir para deliberar sobre o processo. Se for aprovado, será remetido ao plenário para a votação definitiva. 

Caso o Conselho vote favorável à denúncia, o processo é transformado em um Projeto de Resolução e encaminhado à Mesa Diretora, para ser incluído na Ordem do Dia. A perda de mandato é deliberada em votação aberta no Plenário, com direito a fala dos parlamentares e da defesa durante a sessão, decidida por dois terços dos vereadores (34 votos).

No relatório, que teve como base o inquérito policial sobre a morte do menino Henry Borel e o depoimento por escrito do executivo da rede D’or, Pablo Menezes, o Relator entende que há elementos para a cassação do mandato.

Advertisement

“A ligação do Dr. Jairinho para o executivo do hospital para evitar que o corpo do menino Henry fosse periciado pelo IML caracteriza quebra de decoro a ser punido com a perda do mandato”, explicou o parlamentar em seu parecer.

O vereador Alexandre Isquierdo (DEM), presidente do Conselho de Ética, afirmou que a Câmara agiu de forma célere, com responsabilidade, respeitando todos os prazos e o direito à ampla defesa do acusado. Segundo Isquierdo, a expectativa é que a votação definitiva em plenário ocorra no dia 29 de junho.

“O parlamento agiu desde o primeiro dia em que veio à tona o diálogo da Monique com a babá, que deixou todos nós estarrecidos e chocados. Com certeza esse parlamento dará uma resposta à sociedade”, disse o vereador.

Já o vereador Chico Alencar (Psol), ressaltou que o relatório está muito detalhado.

“É claro que respeitaremos o direito de ampla defesa, mas já antecipamos que, por todos os fatos devidamente apurados, Jairo Souza Jr. não tem mais a menor condição de permanecer exercendo mandato”, apontou Chico Alencar.

O conselho é formado pelos vereadores Alexandre Isquierdo (presidente), Rosa Fernandes (vice-presidente), Dr. Rogério Amorim (secretário), Chico Alencar (PSOL), Zico (Republicanos), Teresa Bergher (Cidadania) e Luiz Ramos Filho (PMN). Completam o grupo, como suplentes, os suplentes Vitor Hugo (MDB) e Wellington Dias (PDT).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Relator do processo de cassação do mandato de Dr. Jairinho apresenta relatório
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui