Relíquias de Padre Cícero em exposição no Sesc Tijuca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Sesc Tijuca abre no dia 22/8 a exposição “Meio Ambiente e Religiosidade”, cujo destaque são pertences de Padre Cícero (1844-1934), o líder religioso nascido em Crato (CE) que teve enorme influência social e política no sertão cearense e em todo o Nordeste. Engajado defensor da causa ambiental, esteve à frente do seu tempo ao antecipar, ainda no século 19, princípios da preservação dos recursos naturais consolidados nos dias de hoje.

Entre as peças, estão cartas, documentos pessoais, utensílios domésticos, roupas e móveis. Os itens foram adquiridos pelo jornalista e curador da mostra Marcelo Fraga da professora e historiadora Fátima Meneses, herdeira dos pertences do religioso. A lista inclui título de eleitor, caderneta de anotações sobre bens que comprava e/ou revendia, atestado de óbito da mãe, bilhete da época da Revolução Cearense (1914) e um contra-cartão de boas festas. Há também cartas redigidas por Padre Cícero e tendo ele como destinatário.

Cordeis1 Cred Nelson Relíquias de Padre Cícero em exposição no Sesc Tijuca
Foto: Nelson Peres

O público poderá ver de perto toalha, guardanapos e lenços usados no banquete dos 90 anos de Padre Cícero, assim como punhais de cangaceiros e balas de rifles da revolução de 1914, petisqueira e talheres de prata, criado mudo da sua casa, furador de papéis, máquina de costura e ferro de passar roupa do seu centro social. Móveis, como um baú, uma chapeleira e um genuflexório (móvel para rezar), também estão entre as relíquias, assim como utensílios e trajes para celebrações religiosas.

A ambientação da exposição leva o visitante a uma viagem pela Juazeiro do Norte do século XIX. Tem reproduções dos aposentos do padre no Casarão do Horto; de um altar nordestino, espaço de residências dedicado à devoção religiosa; da Capela de Nossa Senhora das Dores, local de pregação de Padre Cícero e onde veio a fundar o município; e de um Arco com Fitas, que simboliza o arco-íris, que por sua vez representa a fidelidade e o perdão de Deus e sua reconciliação com os fiéis.

Advertisement
Título de Eleitor de Padre Cícero Cred Nelson Relíquias de Padre Cícero em exposição no Sesc Tijuca
Título de Eleitor de Padre Cícero – Foto: Nelson Peres

PADRE CÍCERO E OS MANDAMENTOS ECOLÓGICOS – Dez mandamentos ecológicos de Padre Cícero estarão estampados em camisas expostas na parede. Criados na virada dos séculos 19 e 20, foram adotados em 2010 pelo Greenpeace. Eles abordam a agricultura e a pecuária sustentáveis, com dicas para o manejo correto de florestas, a preservação do solo, o represamento de rios, o respeito aos animais, entre outros preceitos não só válidos, mas necessários até os dias de hoje.

EXIBIÇÃO DE FILME E APRESENTAÇÃO E OFICINA DE DANÇAS – A abertura da exposição no Sesc Tijuca terá uma programação paralela, que envolve exibição de filme e apresentação e oficina de dança. Às 14h, começa a sessão de “O Bem Amado”, de Guel Arraes. Adaptação da novela de Dias Gomes para o cinema, o filme é protagonizado por Odorico Paraguaçu (Marco Nanini) prefeito da cidade de Sucupira que tem como objetivo a inauguração de um cemitério municipal. Às 16h, haverá apresentações de danças tradicionais do Nordeste e vivência das possibilidades dessas danças com o público presente.

NORDESTE É AQUI – A exposição “Meio Ambiente e Religiosidade” fica em exibição no Sesc Tijuca até o dia 2 de novembro. Em novembro, exposição será exibida no Sesc Campos, no Norte do estado, dando lugar, Sesc Tijuca, a uma exposição sobre o universo do artesanato e folclore nordestino. A atividade compõem o projeto O Nordeste é Aqui no Sesc RJ, cujo objetivo é preservar as tradições nordestinas e refletir sobre sua importância para o Rio de Janeiro e o restante do país. Além de exposições, a iniciativa conta com uma programação com cursos, oficinas, debates, shows e outras atividades alusivas à cultura nordestina. A programação completa, que se estende até dezembro, pode ser consultada em www.nordesteaquisescrj.com.br.

SERVIÇO
Exposição “Meio Ambiente e Religiosidade” – projeto O Nordeste é aqui no Sesc RJ
Sesc Tijuca: R. Barão de Mesquita, 539
Abertura: 22/8/2018 – 16h
Entrada franca
Visitação à exposição: Terça a sexta-feira (das 7h às 21h) e sábados, domingos e feriados (das 9h30 às 17h30). Até 2 de novembro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Relíquias de Padre Cícero em exposição no Sesc Tijuca
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Relíquias de Padre Cícero em exposição no Sesc Tijuca
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui