Relógios digitais de rua vão informar quantidade de pessoas circulando nos bairros do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Os relógios digitais da cidade vão informar a quantidade de pessoas em circulação - Divulgação/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio começou a veicular boletins informativos em tempo real, transmitidos nos relógios digitais de rua , sobre a circulação de pessoas na cidade e em determinados bairros. A comunicação visa orientar as pessoas que precisam se locomover, como funcionários de serviços essenciais e as pessoas que dependem dessas atividades. O município informou que objetivo da ação é conscientizar quem deveria estar em casa, reforçando a importância do isolamento social.

A iniciativa é feita em pareria com o Centro de Operações Rio, a as empresas Clear Channel e Cyberlabs. Os dados utilizados nos informativos são provenientes das câmeras de trânsito instaladas da cidade pelo Centro de Operações do Rio de Janeiro (COR), órgão de integração das operações urbanas no município. A CyberLabs, por sua vez, usa sua inteligência artificial para mensurar o fluxo de pessoas registrado nas câmeras. A partir dessa ferramenta, é criado um algoritmo para comparar a circulação daquele momento com o mesmo horário e local de dias antes do início oficial da quarentena.

Os relógios digitais da Clear Channel, que estão conectados à internet, vão exibir uma arte integrada aos dados analisados pela CyberLabs e fornecidos pela Prefeitura, permitindo uma comunicação dinâmica ao mostrar a circulação de pessoas em diferentes bairros.

Nas últimas semanas, o número de pessoas nas ruas do Rio de Janeiro aumentou em determinados locais e diminuiu em outros, segundo levantamento da CyberLabs. Números levantados na segunda-feira mostram aumento na circulação de pessoas na última quinzena. A taxa de isolamento social caiu de 79% para 74% em 15 dias.

Advertisement

De acordo com Alexandre Cardeman, chefe executivo do COR, a presença de pessoas nas ruas vem aumentando desde o início do monitoramento.

No início do uso desta ferramenta de monitoramento, em meados de março, a média era de uma redução de 85% de pessoas nas ruas em relação a uma situação anterior à Covid-19. Já no final de abril, esse indicador chegou a uma média de até 77%“, disse.

Cardeman também comentou sobre da ferramenta.

É muito importante que as pessoas sigam as recomendações das autoridades. Os números de infectados e óbitos causados pela Covid-19 estão aumentando a cada dia, enquanto o isolamento está caindo. Os relógios serão uma ferramenta de fundamental importância na campanha de conscientização das pessoas“, concluiu.

Inteligência artificial

Segundo os responsáveis pela ação, A mídia OOH vem se mostrando cada vez mais versátil no uso de tecnologias, próprias ou de empresas parceiras.

A inteligência artificial é a bola da vez em diferentes segmentos do mercado. Integrar os relógios digitais da cidade com dados analisados em tempo real é mais um direcionamento do uso da tecnologia, cooperando com a quarentena efetiva no combate ao coronavírus“, explica Felipe Vignoli, sócio fundador da CyberLabs.

De acordo com André Colmenero, especialista de Produtos e Desenvolvimento de Negócios Digitais da Clear Channel, os relógios digitais da empresa, que estão conectados à internet, estão exibindo uma arte integrada aos dados analisados pela CyberLabs e fornecidos pela prefeitura, permitindo uma comunicação dinâmica ao mostrar a circulação de pessoas em diferentes bairros.

Devido à conectividade e possibilidade de integração com outras plataformas, como a fornecida pela CyberLabs, o segmento OOH é extremamente eficiente na prestação de serviços em diferentes frentes. Queremos incentivar o uso do meio para essa finalidade, pois temos diferentes formatos de integração em tempo real com outros serviços online, e prestar um serviço importante à comunidade” – esclarece.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Relógios digitais de rua vão informar quantidade de pessoas circulando nos bairros do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui