Renata Souza defende auxílio para trabalhadores do Carnaval e adiamento da festa

A candidata do PSOL afirmou ainda que pretende reconhecer a festa como uma manifestação cultural

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Renata Souza faz caminhada no Centro da Cidade (Foto: Divulgação)

Em campanha no Centro do Rio nesta terça-feira (10/11), Renata Souza, candidata do PSOL à prefeitura do Rio, defendeu o Plano Emergencial para o Carnaval 2021 apresentado pelo vereador Tarcísio Motta (PSOL) e elaborado a partir de discussões num grupo de trabalho formado em setembro. Renata é uma da fundadoras do bloco “Se Benze que dá” da Favela da Maré, junto com Marielle Franco.

A iniciativa prevê políticas de auxílio a agremiações e trabalhadores do Carnaval, como editais de fomento para projetos online no valor de (R$ 25 mil para 600 projetos), editais de permissão para trabalhadores (cinco mil prêmios no valor de um salário mínimo) e subsídios de no mínimo R$ 100 mil para agremiações.

A candidata do PSOL disse ainda que concorda com a posição de não realização do Carnaval, em seu formato tradicional, enquanto não houver vacina.

Renata Souza diz que é necessária uma reformulação total do carnaval no Rio. Para começar, ela pretende reconhecer a festa como uma manifestação cultural e transferir a responsabilidade por sua organização da Riotur (Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro) para a Secretaria Municipal de Cultura.

Advertisement

Na estrutura, a candidata afirmou que criará a Subsecretaria Municipal do Carnaval, que assumirá a organização do desfile das escolas de samba e do carnaval de rua.

Vamos promover a ocupação democrática do espaço público e garantir a correta gestão dos recursos públicos”.

Segundo Renata Souza, também é necessário diferenciar as exigências técnicas de segurança entre os variados tipos de blocos.

Não podemos tratar todos igualmente. Há aqueles, por exemplo, que se utilizam de estruturas como carros alegóricos, sistemas de som ou palcos. Outros são formados por meia dúzia de amigos e contam apenas com os instrumentos que eles mesmo tocam. Alguns tem milhares de participantes, outros não chegam à centena”.

Sambódromo

Renata Souza afirmou ainda que está em seus planos, recuperar o projeto original do Sambódromo, com isso, onde hoje estão as frisas (ou de parte delas), passará a ser uma área de preços populares. Ela também revelou a intenção de assegurar a existência das arquibancadas gratuitas montadas na concentração das escolas de samba para o desfile no Sambódromo e a garantia da realização de ensaios técnicos gratuitos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Renata Souza defende auxílio para trabalhadores do Carnaval e adiamento da festa
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui