Renata Souza detalha planos para a educação e diz que pretende zerar filas das creches municipais

No último dia de campanha, Renata esteve em 4 pontos distintos do Rio: Tijuca, Bairro de Fátima, Laranjeiras e Maré, onde nasceu e foi criada

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação/Renata Souza

Neste sábado (14/11), último dia de campanha antes do processo eleitoral de domingo (15/11), a candidata do PSol à Prefeitura do Rio de Janeiro, Renata Souza, apostou num intenso corpo a corpo, dirigindo-se a 4 pontos distintos da cidade: Tijuca, Bairro de Fátima, Laranjeiras e Maré, onde nasceu e foi criada.

Na Maré, Renata lembrou que, há 2 anos e 8 meses, Marielle Franco, também ”cria” da região e, além disso, sua companheira política, era assassinada brutalmente: ”Classifico esse crime covarde de feminicídio político. Como, até hoje, não se chegou ao mandante? Não cansaremos de perguntar.”

Renata Souza também falou de suas propostas de governo para a educação. A candidata está de acordo com a greve dos professores públicos, que temem voltar às aulas sem que haja uma vacina contra a Covid 19.

”Todos querem a volta às aulas: pais, alunos e professores. Mas não podemos colocar vidas em risco. As escolas públicas não têm estrutura para retomar as atividades em segurança. Precisamos ter muita cautela, e estamos junto dos professores”, avaliou a candidata.

Advertisement

Entre seus planos para a educação, Renata Souza vai criar o programa Escola de Portas Abertas e efetivar um modelo de Educação Integral na rede municipal de ensino.

”Nossos objetivos são integrar as políticas de esporte, arte e cultura aos programas de educação. E incluir toda a comunidade escolar – alunos, pais, funcionários e professores – na construção de programas educativos”, explicou.

”Mais do que simplesmente manter nossas crianças mais tempo dentro das salas de aula, nosso objetivo é transformar as escolas em polos de preservação da memória dos bairros e promoção da cultura popular”, complementou.

O Rio tem a maior rede de escolas da América Latina.
De acordo com o programa de governo de Renata Souza, as escolas municipais funcionarão fora dos horários de aula como equipamentos culturais abertos aos moradores do bairro, especialmente nos fins de semana, em parceria com a rede de pontos de cultura, clubes de bairro, escolas de samba, lonas culturais e teatros da região.

Além desse projeto de portas abertas, uma das prioridades da candidata será garantir plano de cargos e salários para professores da rede municipal e zerar a fila das creches.

”Creche é um direito da criança. E faz toda a diferença na vida das famílias. Como é que uma mãe e um pai trabalham tranquilos sem ter um lugar seguro pra deixar seus filhos? Hoje tem 36 mil crianças sem creche na cidade. Para zerar essa fila, vamos criar o Fundo Municipal para Creches, o FunCreche”, conclui a candidata.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Renata Souza detalha planos para a educação e diz que pretende zerar filas das creches municipais
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui