Renda de quase 40% dos cariocas diminuiu com a pandemia, aponta pesquisa

Levantamento do Instituto Rio21 também mostra que, mesmo com a redução da renda de boa parte da população, houve aumento no volume de compras pela internet no mesmo período

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

O Instituto Rio21, em parceria com o DIÁRIO DO RIO, realizou uma pesquisa para conhecer os hábitos de consumo dos cariocas. Foram coletadas uma série de informações, inclusive sobre o volume de compras pela internet, a preferência por lojas físicas ou online e o tipo de pagamento mais utilizados pelos moradores da cidade do Rio.

Na pesquisa, os cariocas foram perguntados sobre o impacto da pandemia de Covid-19 na renda familiar – no caso, se ela havia aumentado, diminuído ou se mantido a mesma do período pré-pandemia. A maioria dos respondentes (44%) afirmou que a renda se manteve a mesma, mas uma parcela bastante significativa (39%) indicou que a renda familiar diminuiu:

WhatsApp Image 2022 05 12 at 12.02.16 Renda de quase 40% dos cariocas diminuiu com a pandemia, aponta pesquisa
Fonte: Instituto Rio21 em parceria com o DIÁRIO DO RIO. Elaboração: Instituto Rio21.

Mesmo entre aqueles que afirmaram que a renda familiar diminuiu, compartilha-se da opinião de que houve um aumento no volume de compras online durante a pandemia – o que pode ter sido motivado, claro, pela necessidade de distanciamento social:

WhatsApp Image 2022 05 12 at 12.02.16 1 Renda de quase 40% dos cariocas diminuiu com a pandemia, aponta pesquisa
Percentual de concordância com a frase “Com a pandemia de COVID-19, meu volume de compras pela internet aumentou” por situação da renda familiar. Fonte: Instituto Rio21 em parceria com o DIÁRIO DO RIO. Elaboração: Instituto Rio21.

Ainda assim, a maioria dos cariocas que participaram da pesquisa disse preferir lojas físicas na hora de realizar compras. O que indica que o volume de compras em lojas desse tipo pode apresentar algum nível de crescimento:

Advertisement
WhatsApp Image 2022 05 12 at 12.02.17 Renda de quase 40% dos cariocas diminuiu com a pandemia, aponta pesquisa
Percentual de preferência por tipo de loja. Fonte: Instituto Rio21 em parceria com o DIÁRIO DO RIO. Elaboração: Instituto Rio21.

Em relação à forma de pagamento, houve um empate entre aqueles que preferem realizar compras pagando no cartão de débito e aqueles que optam, de forma geral, por parcelar no crédito – cada um representa 30,3% das respostas registradas. Poucos cariocas preferem pagar no dinheiro (5,7%) ou no Pix (3,6%).

WhatsApp Image 2022 05 12 at 12.02.17 1 Renda de quase 40% dos cariocas diminuiu com a pandemia, aponta pesquisa
Fonte: Instituto Rio21 em parceria com o DIÁRIO DO RIO. Elaboração: Instituto Rio21.

A pesquisa contou com uma amostra de 568 respostas, todas coletadas de forma online entre os dias 26 de abril e 4 de maio. O link do questionário foi divulgado por e-mail e nas redes sociais do Diário do Rio e do Instituto Rio21, bem como em matérias publicadas pelo Instituto Rio21 neste jornal. 

O DIÁRIO DO RIO e o Instituto Rio21 divulgarão mais resultados do levantamento ao longo dos próximos dias.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Renda de quase 40% dos cariocas diminuiu com a pandemia, aponta pesquisa
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui