Renovação urbana estimulada por adensamento é a proposta do ‘novo Plano Diretor’ para Madureira e bairros do entorno

Minuta prevê aumento dos índices construtivos nas áreas junto aos corredores de transporte, além do fortalecimento das centralidades dos bairros

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Parque de Madureira será um dos locais dos eventos. | Foto: Rafa Pereira - Diário do Rio

Na quarta-feira, (22/06), representantes da Prefeitura e da Câmara Municipal se reuniram com moradores e membros de organizações da sociedade civil para debater as propostas do novo Plano Diretor do Rio para a Área de Planejamento 3.3, que envolve 19 bairros da Zona Norte, como Madureira, Cascadura e Vaz Lobo. No centro das medidas discutidas no encontro está o incentivo ao adensamento da região, proposto pelo projeto de lei.

20220224 151906 Renovação urbana estimulada por adensamento é a proposta do 'novo Plano Diretor' para Madureira e bairros do entorno
Parque de Madureira em uma quinta-feira a tarde. | Foto: Rafa Pereira – Diário do Rio

Realizada pela Comissão Especial do Plano Diretor, a audiência pública aconteceu no salão do Centro Cultural Social Pastoral, em Irajá.

Segundo o secretário municipal de Planejamento Urbano, Washington Fajardo, o aumento dos índices construtivos serão dados, principalmente, nas áreas ao longo dos corredores de transporte de média e alta capacidades, como a Avenida Brasil.

“Isso está bem marcado neste Plano Diretor: colocar os meios pelos quais a Zona Norte possa alcançar uma base de desenvolvimento urbano e econômico. Isso significa permitir adensamento na centralidade dos bairros e nos corredores de transporte, para que essa área recupere o interesse de investimento”, afirma.

Advertisement

Uma das principais novidades deste Plano Diretor é a proposta de um instrumento urbanístico chamado “Outorga Onerosa do Direito de Construir”. Esse instrumento estabelece um coeficiente de aproveitamento, que é a quantidade de vezes em que a área de um terreno pode ser construída. Assim, o coeficiente básico é gratuito e, para chegar ao máximo do potencial construtivo, é necessário o pagamento de contrapartida ao poder público. A implementação da outorga visa subsidiar a gestão pública do solo urbano, com ferramentas de redistribuição de ônus e bônus da política urbana, a fim de alcançar uma cidade mais justa urbanisticamente.

O vereador Tarcísio Motta ressaltou a necessidade de vincular os recursos advindos da outorga a um fundo do investimento em urbanização e habitação de interesse social. Na mesma linha, a vereadora Tainá de Paula pontuou a necessidade de se garantir habitação para a faixa mais vulnerável da população. Por outro lado, a vereadora Rosa Fernandes, condutora da audiência, demonstrou preocupação com os índices construtivos apresentados. “Nós temos sérios problemas na região, que precisam ser levados em conta e repensar esse potencial. Mas temos áreas, como a Avenida Brasil, que precisam mesmo de adensamento”, esclareceu a vereadora. Porém, Maria Luiza Korenchendler, Gerente de Planos Locais da Secretaria de Planejamento Urbano, explicou que, pela atual proposta, todos os elementos construtivos são contabilizados para efeito de pavimentos, ao contrário do Plano Diretor atual.

WhatsApp Image 2022 06 23 at 08.24.18 Renovação urbana estimulada por adensamento é a proposta do 'novo Plano Diretor' para Madureira e bairros do entorno
Foto: Reprodução

Nas falas dos moradores, além do adensamento, a mobilidade e a infraestrutura dos bairros foram os principais pontos abordados. A Professora Maria Celeste Ferreira, representante do Coletivo Diálogos Suburbanos, pediu atenção para a recuperação dos imóveis protegidos e para o planejamento das passarelas. Morador de Irajá, Luiz Cláudio chamou a atenção para a falta de ciclovias na região. Já o morador Felipe Lopes, alertou para a questão do transporte público. “Se esse adensamento acontecer, precisamos do retorno das linhas de ônibus. Vaz Lobo, por exemplo, perdeu quase todos os ônibus”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Renovação urbana estimulada por adensamento é a proposta do 'novo Plano Diretor' para Madureira e bairros do entorno
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui