Réplica do Pequeno Jornaleiro, de Fritz, será inaugurada no Museu da Caricatura Brasileira

Réplica do Monumento do Pequeno Jornaleiro, de Fritz, será apresentada no dia 30 de maio no Museu da Caricatura Brasileira, no Centro do Rio de Janeiro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail

No próximo dia 30 de maio, sexta-feira, às 18h30, o Museu da Caricatura Brasileira vai apresentar ao público a réplica em tamanho real do Monumento do Pequeno Jornaleiro, uma das obras públicas mais simbólicas da história da imprensa brasileira e da arte urbana do Rio de Janeiro.

Criada pelo caricaturista Fritz (Anísio Oscar Motta), a escultura original foi inaugurada em 1933 e se tornou um marco da representação dos trabalhadores da imprensa nas ruas do Centro do Rio. A obra foi retirada da via pública em 2016 e, entre 2016 e 2019, ficou sob guarda no Parque Noronha Santos. Nesse período, a Prefeitura do Rio autorizou a confecção de um molde para garantir sua preservação, permitindo agora a exibição da réplica como forma de salvaguarda da original.

A iniciativa foi conduzida pelo historiador Luciano Magno, presidente do Museu, que acompanhou toda a trajetória do monumento e defende sua importância histórica e artística. “Agora, o público carioca e estrangeiro poderá deleitar-se apreciando essa magistral obra de arte, de autoria de um dos nossos maiores caricaturistas, no Museu da Caricatura Brasileira”, destaca.

O monumento, com mais de um metro de altura, poderá ser visitado no próprio museu, localizado na Rua Primeiro de Março, nº 22, no Centro do Rio de Janeiro. A obra reafirma o legado de Fritz e sua contribuição à caricatura brasileira e à memória da imprensa popular.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui