No próximo dia 30 de maio, sexta-feira, às 18h30, o Museu da Caricatura Brasileira vai apresentar ao público a réplica em tamanho real do Monumento do Pequeno Jornaleiro, uma das obras públicas mais simbólicas da história da imprensa brasileira e da arte urbana do Rio de Janeiro.
Criada pelo caricaturista Fritz (Anísio Oscar Motta), a escultura original foi inaugurada em 1933 e se tornou um marco da representação dos trabalhadores da imprensa nas ruas do Centro do Rio. A obra foi retirada da via pública em 2016 e, entre 2016 e 2019, ficou sob guarda no Parque Noronha Santos. Nesse período, a Prefeitura do Rio autorizou a confecção de um molde para garantir sua preservação, permitindo agora a exibição da réplica como forma de salvaguarda da original.
A iniciativa foi conduzida pelo historiador Luciano Magno, presidente do Museu, que acompanhou toda a trajetória do monumento e defende sua importância histórica e artística. “Agora, o público carioca e estrangeiro poderá deleitar-se apreciando essa magistral obra de arte, de autoria de um dos nossos maiores caricaturistas, no Museu da Caricatura Brasileira”, destaca.
O monumento, com mais de um metro de altura, poderá ser visitado no próprio museu, localizado na Rua Primeiro de Março, nº 22, no Centro do Rio de Janeiro. A obra reafirma o legado de Fritz e sua contribuição à caricatura brasileira e à memória da imprensa popular.