Representada no filme ‘Ainda Estou Aqui’, Eunice Paiva pode receber Medalha Tiradentes Post Mortem

A proposta da deputada Dani Monteiro (PSOL) segue agora para tramitação na Alerj e será submetida à votação dos outros parlamentares estaduais

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Eunice Paiva

A deputada estadual Dani Monteiro (PSOL), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania (CDDHC) da Alerj, protocolou nesta terça-feira (4) a concessão da Medalha Tiradentes Post Mortem à advogada e militante Eunice Paiva. Símbolo da resistência contra a ditadura militar, Eunice teve papel central na busca por informações sobre o desaparecimento de seu marido, o deputado Rubens Paiva, preso, torturado e assassinado pelo regime.

“A Medalha Tiradentes é a maior honraria do nosso Estado, concedida a quem contribuiu de forma excepcional para a sociedade fluminense e brasileira. Eunice Paiva representa a luta por memória, verdade e justiça, sendo um exemplo de coragem na defesa da democracia e dos direitos humanos. Sua história precisa ser reconhecida e preservada. Com o filme “Ainda Estou Aqui”, milhões de pessoas descobriram a história dessa mulher tão forte e resiliente”, destacou Dani Monteiro.

Após a morte de Rubens Paiva, Eunice se formou em Direito e se tornou uma respeitada advogada, dedicando-se à defesa dos direitos humanos, especialmente dos povos indígenas. Sua trajetória é retratada no filme Ainda Estou Aqui, indicado ao Oscar 2025 nas categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz para Fernanda Torres.

A proposta da Medalha Tiradentes segue agora para tramitação na Alerj e será submetida à votação dos deputados estaduais.

“Eunice Paiva é uma referência na luta pelos direitos humanos e contra as barbáries da ditadura. Conto com o apoio dos meus colegas parlamentares para concedermos essa justa homenagem e para reafirmarmos categoricamente o compromisso democrático de lutarmos para que nunca mais passemos por um período tão sombrio e cruel. Ditadura nunca mais!“, disse a presidente da CDDHC.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Representada no filme 'Ainda Estou Aqui', Eunice Paiva pode receber Medalha Tiradentes Post Mortem
lapa dos mercadores 2024 Representada no filme 'Ainda Estou Aqui', Eunice Paiva pode receber Medalha Tiradentes Post Mortem

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui