República Federativa do Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

República Federativa do Rio de JaneiroEm outubro de 2011 comentei sobre a possibilidade de secessão do Rio de Janeiro se continuasse a tunga sobre os royalties do Rio de Janeiro. Ainda não creio na possibilidade mas depois da votação do Congresso Nacional contra nosso estado a conversa já começa a acontecer, por enquanto em ritmo de brincadeira.

É assim que está agindo a página no Facebook República Federativa do Rio de Janeiro. Recém criado serve mais para divulgar o que o Rio de Janeiro perderá com os royalties e já sugere a junção do Espírito Santo, outro estado que perde com os royalties, e quem sabe São Paulo e Minas Gerais, é motivo de uma enquete na página.

Mas, República Federativa? Essa bandeirinha?? O globo dela é o mesmo globo que está na atual bandeira do estado. O “Recte Rempublica Gerere”, é o lema do estado e significa “Gerir a coisa pública com retidão”, o que não é exatamente o que nossos gestores fazem. A data, 9 de abril de 1892 é a data da promulgação da primeira Constituição do Estado do Rio de Janeiro. A estrela é a estrela Delta que representa o estado do Rio de Janeiro na bandeira nacional.

Advertisement

Eu sugeriria outra bandeira, talvez pedindo Alberto Fioravanti, revisor do nosso brasão, a fazer um para a República. Claro, se chegarmos a este ponto.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp República Federativa do Rio de Janeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui