Deputada quer informações sobre queda de Rio em ranking de turismo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução Internet

A deputada federal Clarissa Garotinho (PROS-RJ) está apresentando requerimentos de informações ao Ministério do Turismo, à TurisRio (governo do estado) e à Riotur (Prefeitura do Rio) para saber, entre outras coisas, quais ações foram implantadas, este ano, em relação ao fomento do turismo na cidade do Rio de Janeiro. A iniciativa foi tomada após ser divulgado, nesta terça-feira (03/12), um relatório da Euromonitor International mostrando que o Rio de Janeiro saiu do ranking das 100 cidades mais visitadas no mundo.

“É inconcebível que o município conhecido mundialmente como ‘Cidade Maravilhosa’ não seja nem a centésima região mais visitada no mundo, principalmente se levarmos em consideração que o turismo é um dos negócios mais estratégicos do Rio de Janeiro. Precisamos entender onde estamos falhando e propor políticas públicas que modifiquem esse quadro. Pelas belezas naturais que abriga, era para o Rio ser um dos primeiros do ranking”, disse Clarissa.

Segundo a parlamentar, “não dá para entender o fato de não termos, há muitos anos, um presidente da Embratur que seja do Rio. Afinal de contas, o Rio é a capital turística do Brasil, a porta de entrada dos turistas no país, é a vitrine no exterior”.

Veja alguns dos questionamentos do requerimento de informações a ser encaminhado para o Ministério do Turismo:

Advertisement

1 – Quais ações foram realizadas no ano de 2019 para fomentar o turismo na cidade do Rio de Janeiro?
2 – Quais ações já estão planejadas para o ano de 2020 para fomentar o turismo na cidade do Rio de janeiro?
3 – Quanto foi investido no ano de 2019 para atração de turistas nacionais e internacionais para a cidade do Rio de Janeiro?
4 – O Ministério do Turismo possui algum planejamento específico para os próximos anos para o desenvolvimento do turismo da cidade do Rio de Janeiro? (Caso positivo, trazer esta informação detalhando o planejamento)
5 – O Ministério do Turismo trabalha com alguma estratégia específica para recolocação e manutenção do Rio de Janeiro entre as 100 cidades mais visitadas do mundo?
6 – O Ministério do Turismo realizou no ano de 2019 ou tem planejamento de realização para no ano de 2020 de ações integradas com o Governo do Estado do Rio e com a Prefeitura da Cidade do Rio para a promoção do turismo na capital fluminense? (Caso positivo, detalhar as ações integradas com os demais entes federativos)
7 – Na análise do Ministério do Turismo, quais foram os motivos que levaram o Rio de janeiro a deixar de figurar entre as 100 cidades mais visitadas do Mundo?
8 – Por que, no ano de 2019, o Brasil não possui nenhuma cidade entre as 100 mais visitadas do mundo?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Deputada quer informações sobre queda de Rio em ranking de turismo
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. Não vi nenhuma preocupação da parte da parlamentar.em questionar o que está sendo feito a nível de segurança pública para acabar com essa sensacao de cidade em guerra aos governos estadual, municipal e federal do Rio de Janeiro!

  2. Não acho que seja a violência o problema pois México e Columbia ganham 25 milhões de turistas (Brasil 5, igual Cuba). Como você falou o problema e ter preços altos para uma qualidade péssima, nem no aeroporto se fala inglês. Tudo e feito de qualquer forma, mal organizado. Filas enormes nós atrativos. Nenhum museu tem tradução em inglês etc…

  3. Perguntar não ofende. Mas sendo sincero, não consigo imaginar o turismo crescendo com os nossos níveis de violência, a nossa falta de insfraestrutura adequada sobretudo transporte e hospedagem e os preços praticados na cidade que não consegue oferecer esses requisitos básicos.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui