Resende teve o maior acúmulo de chuva em 80 anos

A precipitação em 24 horas até 9h desta quinta-feira, 29/10. foi de 198,2 mm em Resende. Média acumulada em outubro é a maior da história

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Inundação na entrada da Academia Nacional de Agulhas - Resende Foto: Reprodução Internet

Se por um lado não chove em reservatórios, na cidade de Resende nunca choveu tanto em 80 anos ou mais, é que as medições começaram em 21 de maio de 1944. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia, a precipitação em 24 horas até 9h desta quinta-feira, 29/10. foi de 198,2 mm em sua estação no município fluminense de Resende, o maior acumulado diário em um mês de outubro na história.

A informação do MetSul diz que a rede do Centro Nacional de Previsão de Desastres apontou uma precipitação em Resende de 121 mm. Em Itatiaia, de acordo com o centro, a precipitação também foi muito volumosa e teve acumulado de 175 mm. A instabilidade foi gerada por núcleos convectivos gerados por ar quente e úmido entre o Rio de Janeiro e o Sul de Minas Gerais.

O Rio Pirapitinga que transbordou e houve ainda deslizamentos de terra e quedas de barreiras em rodovias da região. As estradas RJ-163 e RJ-161 foram mais atingidas. A Academia Nacional de Agulhas Negras teve sua entrada completamente alagada pela chuva excessiva. O rio Alambari transbordou na área, o que levou ao alagamento na instalação militar.

Apesar da forte chuva, a Represa do Funil, um dos reservatórios de água de Resende, opera apenas com 40% da capacidade, percentual baixo para o período. As chuvas intensas são isoladas e não trazem benefício para o nível do reservatório.

Advertisement

A previsão do tempo para o estado do Rio de Janeiro nos próximos dias da MetSul Meteorologia indica a manutenção da instabilidade. Os dias terão muitas nuvens com períodos de chuva e momentos de melhoria serão passageiros e localizados. Há risco de novos eventos de chuva intensa a extrema de caráter localizado, como ocorreu ontem em Resende.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Resende teve o maior acúmulo de chuva em 80 anos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui