Restaurantes do Rio de Janeiro enfrentam período mais difícil desde junho de 2020

Quantidade de vendas dos estabelecimentos do Rio de Janeiro registrou queda de 55,1% quando comparado ao mesmo período de 2019

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto Cleomir Tavares/Diário do Rio

O consumo em restaurantes, bares, lanchonetes e padarias do Rio de Janeiro teve queda de 38,9% em abril, enquanto a média nacional foi de -33,2%, é o que apontam os índices divulgados pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), em parceria com a Alelo, bandeira especializada em benefícios, incentivos e gestão de despesas corporativas. Além disso, os dados, calculados a partir da comparação com o mesmo período de 2019, mostram que os supermercados também estão sofrendo com as medidas de restrição, registrando redução de 13,5% no valor gasto.

Os Índices de Consumo em Restaurantes (ICR) mostram ainda retração de 55,1% na quantidade de vendas, impacto ainda maior que o observado no mês anterior (-50,1%). Somado a isso, o número de estabelecimentos comerciais que efetivaram transações também foi inferior ao observado no mesmo mês de 2019 (-5%).

Após um ano de lançamento do Índice Fipe e Alelo, percebemos que houve melhora nas vendas dos restaurantes do Rio de Janeiro que chegaram a registrar uma queda de 67,4% no volume de transações, em abril do ano passado, quando comparado ao mesmo período de 2019“, destaca Cesário Nakamura, presidente da Alelo. “De qualquer forma, os números mostram que o segmento ainda sofre com as fortes restrições, alcançando os piores resultados dos índices desde junho de 2020 (-60,4%)“, pontua.

Adotando como parâmetro o valor gasto em restaurantes, é possível evidenciar que as regiões mais impactadas em abril foram: Nordeste (-34,8%) e Sudeste (-34,1%), ao passo que as menos afetadas foram as regiões Norte (-31,3%), Centro Oeste (-30,6%) e Sul (-27,4%).

Advertisement

Em relação aos Índices de Consumo em Supermercados (ICS), os dados de abril indicam que o segmento encerrou o período com queda de 24,6% na quantidade de vendas, tendo como base o mesmo período de 2019. O número de estabelecimentos que realizaram pelo menos uma venda também caiu (-0,3%).

Vale destacar que os Índices de Consumo em Supermercados (ICS) acompanham as transações realizadas em estabelecimentos como supermercados, quitandas, mercearias, hortifrútis, sacolões, entre outros; e os Índices de Consumo em Restaurantes (ICR) apontam a evolução do consumo de refeições prontas em estabelecimentos como restaurantes, bares, lanchonetes, padarias, além de serviços de entrega (delivery) e retirada em balcão/para viagem (pick-up). Ambos são calculados com base nas operações realizadas a partir da utilização dos cartões Alelo Alimentação e Alelo Refeição, em todo território nacional. Além disso, é importante assinalar que a escolha do ano de 2019 para o cálculo dos impactos do consumo se dá pelo fato de que esse ano foi a última referência completa de um período dentro da normalidade da atividade econômica, que ocorreu antes da pandemia.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Restaurantes do Rio de Janeiro enfrentam período mais difícil desde junho de 2020
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui