
Nesta terça-feira (18/02), o Ministério da Educação (MEC) divulga o resultado e a ordem de classificação dos candidatos no processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2025.
O resultado da pré-seleção pode ser conferido em breve no ?Portal Único de Acesso ao Ensino Superior com senha da plataforma Gov.br
Neste ano, o MEC oferecerá, ao todo, mais de 112 mil vagas em cursos superiores não gratuitos, divididas em dois processos seletivos. Destas, 67.301 vagas são para o primeiro semestre, e 44.867 para o segundo.
O programa federal financia as mensalidades do ensino superior a estudantes de baixa renda em universidades privadas, com o objetivo de democratizar o acesso à educação no país.
Fies e Fies Social
Há duas modalidades desta política pública. A primeira é o Fies tradicional, que atende estudantes com renda de até três salários mínimos e pode cobrir de 50% a 100% das mensalidades do curso.
Já o Fies Social tem como público alvo os candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) em situação de ativos.
Em todos os processos seletivos, 50% das vagas são reservadas ao Fies Social. Nesse caso, o governo federal concede até 100% de financiamento, dos encargos educacionais, cobrados pela instituição de ensino superior no curso, desde que não ultrapasse os valores definidos pelo comitê gestor do Fies.
A situação do candidato inscrito no CadÚnico foi verificada pelo MEC com base nos dados que estavam registrados até 11 de janeiro de 2025.
Cronograma
Entre 19 e 21 de fevereiro, os estudantes pré-selecionados deverão acessar o Fies Seleção para complementar a inscrição e garantir o financiamento público das mensalidades nas faculdades privadas.
Os candidatos que não forem convocados na chamada regular irão automaticamente para a lista de espera. Nesse caso, o interesse pela vaga não precisa ser manifestado. A convocação pela lista de espera ocorrerá entre 25 de fevereiro e 9 de abril.
O edital, publicado pelo Ministério da Educação em janeiro, detalha as regras e o cronograma do processo seletivo.