Resultados do Carnaval 2015: Regulamento debaixo do braço

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Sapucaí por SCAC Sapucai

A Quarta-Feira de Cinzas chegou e com ela vieram, como de costume, os resultados da apuração do Carnaval Carioca. Os resultados recompensaram o carnaval técnico e deixaram a emoção em segundo plano. Há polêmica sempre que isso acontece, o que foi agravado esse ano no caso da Beija-Flor, que já vinha sendo criticada por realizar uma apresentação patrocinada pelo governo de um país comandado por um regime autoritário e cruel.

Patrocínios à parte, os amantes do samba e do carnaval alegre normalmente se ressentem quando as escolas que desfilaram de forma mais irreverente e descontraída ou que animaram e emocionaram o público são derrotadas, a não ser que sejam torcedores da agremiação vencedora.

Este ano não foi diferente: A Beija-Flor colocou o regulamento debaixo do braço, fez um desfile correto, abusou da técnica, apresentou o luxo que os recursos podem comprar e levou o título. Salvas as devidas proporções, a Estácio de Sá fez o mesmo no Grupo A. Nenhuma das duas empolgou a Sapucaí ou fez chorar, mas ambas fizeram tudo certo e as regras dizem que são essas as que vencem, independente de haver monotonia.

Advertisement

A Imperatriz venceu 5 campeonatos entre 1994 e 2001 utilizando-se da mesma estratégia. Fica claro que ela funciona. Algumas agremiações escolhem empolgar. Outras preferem não errar. Se isso é positivo para o carnaval ou se esta realidade representa bem a informalidade da folia, são outros quinhentos.

Sempre que a escola vencedora não for também a que mais mexeu com o coração dos que assistiram, essa polêmica voltará. O regulamento nunca poderá encontrar meios de medir a emoção, mas talvez pudesse impedir certos patrocínios ou impor um teto de gastos.

Por fim, vale ressaltar que as previsões deste humilde analista se concretizaram na totalidade. Apontamos as melhores do Grupo A em nossa opinião e elas ocuparam 6 das 7 primeiras posições.

Já no Grupo Especial, afirmamos quais foram as 6 melhores e alertamos que uma delas poderia ser surpreendida pela Grande Rio. Foi exatamente isso que ocorreu e acertamos também o rebaixamento da Viradouro.

Só nos resta agora assistir ao Desfile das Campeãs no sábado e aproveitar para ver a empolgação de algumas escolas e o primor técnico de outras. Depois, só em 2016.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Resultados do Carnaval 2015: Regulamento debaixo do braço
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui