O centro cultural do Retiro dos Artistas, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, se tornará uma unidade do Sesc RJ, com programação regular ao público. A parceria será assinada em agosto pelos dois presidentes: Antonio Florencio de Queiroz Junior, do Sesc RJ, e Stepan Nercessian, do Retiro. O espaço será aberto com programação para a comunidade da região, com data prevista para 24 de agosto.
A lista de atividades é extensa e ainda está em formulação, mas promete movimentar a rotina dos residentes. O projeto inclui apresentações de teatro e música, exibição audiovisual, biblioteca, exposição, circuito de dança de salão, atividades de estímulo cognitivo, arteterapia, escrita autobiográfica, cursos e atividades de economia criativa, unidade móvel OdontoSesc e recreação, além de doções de alimentos do programa Sesc Mesa Brasil. Também está prevista a produção de um espetáculo inédito com a coordenação do filósofo e educador Gabriel Chalita, tendo no elenco residentes do retiro e artistas convidados.
O Retiro dos Artistas foi fundado oficialmente em 13 de agosto de 1918, mas teve essa data alterada para 24 de agosto em homenagem ao ator e encenador João Caetano, falecido poucos dias depois. A data veio a ser proclamada Dia dos Artistas. A instituição atende dezenas de residentes entre atores, cantores, instrumentistas, produtores, figurinistas, maquiadores e outros profissionais em situação de vulnerabilidade e depende totalmente de doações e trabalho voluntário. O terreno, localizado em Jacarepaguá, foi doado pelo jornalista e empresário tcheco Frederico Figner, pioneiro da indústria fonográfica no Brasil, que também foi proprietário da Mansão Figner, onde funciona atualmente a unidade Arte Sesc, no bairro do Flamengo, Zona Sul do Rio.