Retomada de voos no Rio fica abaixo da média do país

A concorrência e a falta de coordenação entre os aeroportos Santos Dumont e Galeão é um fator que pode explicar a baixa na retomada

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem apenas ilustrativa | Foto: Reprodução

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rio realizou um estudo técnico que mostrou que a retomada de voos no Rio de Janeiro ficou abaixo da média nacional. A pesquisa cita que a concorrência e a falta de coordenação entre os aeroportos Santos Dumont e Galeão pode ser um fator prejudicial à economia local e a retomada pós-pandemia.

Segundo as informações publicadas pelo jornal “O Globo”, a nota técnica que vai embasar a argumentação da Prefeitura contra a intenção do Governo Federal de designar o Santos Dumont (SDU) como aeroporto internacional, será apresentada ao prefeito do Rio Eduardo Paes nesta semana.

O estudo traz dados que mostram que a falta de coordenação dos aeroportos fez o Rio se sair pior que a média nacional. Entre eles, estão o de recuperação em novembro de 2020: enquanto o país recuperou 60% da oferta de assentos pré-pandemia, o Rio recuperou só 50%. Sem concorrência, Brasília recuperou 61%, Florianópolis, 60%, Salvador, 64%, Recife, 78% e Campinas, 98%.

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio, Chicão Bulhões, afirmou que os estudos da pasta mostram que o modelo de concessão que pretendem adotar para o Santos Dumont irá prejudicar a economia do Rio:

Advertisement

Nós não somos contrários à concessão do SDU, somos contrários ao modelo que estão adotando, porque nosso estudo mostra que irá prejudicar a economia da cidade e do estado do Rio. As premissas regulatórias da Anac precisam se adequar à realidade local“, disse ao “O Globo”.

A nota técnica cita estudos de Richard de Neufville, especialista em infraestrutura aeroportuária e professor do MIT (Massachusetts Institute of Technology ), que mostram que a falta de coordenação entre sistemas multi-aeroportos (SMA) — isto é, cidades atendidas por mais de um aeroporto — onde a demanda é inferior a 30 a 35 milhões de passageiros, gera ineficiências, com concentração em um e enfraquecimento do outro.

Isso ajuda a explicar porque nem mesmo a redução de ICMS e, na pandemia, a oferta de redução de tarifas aeroportuárias para as companhias aéreas têm sido suficientes para estimular a demanda no Galeão.

Bulhões afirmou ao jornal que “é fundamental para a economia do Rio fortalecer o Galeão como hub doméstico para que seja também um hub internacional, conectado às cadeias globais de produção e de fluxo de pessoas“. A Prefeitura defende que o Santos Dumont seja destinado exclusivamente à Ponte Aérea e à aviação executiva.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Retomada de voos no Rio fica abaixo da média do país
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui