Reunião na Alerj discute recompensa para quem ajudar na prisão em caso de roubos de cabo no Rio

Supervia, Cedae, Light, Naturgy, operadoras de telefonia e internet, além do coordenador do Disque Denúncia participam do debate

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Um dos objetivos do patrulhamento noturno é combater o furto de cabos de energia, na Zona Norte / Pexels

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) vai ajudar no combate ao furto e receptação de cabos e equipamentos de concessionárias de serviços públicos, que têm causado uma série de transtornos para a população fluminense. Proposta pelo deputado Átila Nunes ( DEM ) ao presidente da Casa, André Ceciliano (PT), uma reunião foi agendada para o próximo dia 16, às 11h, com o comandando das Polícias Civil e Militar, além de representantes de concessionárias afetadas pelo problema, como Supervia, Cedae, Light, Naturgy, operadoras de telefonia e internet. O coordenador do Disque Denúncia, Zeca Borges, também participa do encontro, a ser realizado na sala da presidência da Alerj.

Segundo o deputado Átila Nunes, a ideia é discutir a realização de uma campanha publicitária e criar uma recompensa financeira para as pessoas que forneçam informações que levem à prisão dos criminosos.

Vamos propor que o Disque Denúncia seja o canal usado, em razão do seu êxito comprovado. Quem denunciar tem garantido o sigilo, como já acontece desde a implantação do serviço. As recompensas serão dadas desde que haja flagrante do ato, ou seja, no furto ou comercialização dos equipamentos. O objetivo é incentivar a população a denunciar esses casos para que o morador do Rio de Janeiro não sofra mais com interrupção dos trens e dos serviços essenciais como energia elétrica, por exemplo. No caso da Cedae, há muito roubo de bueiros. A Light também sofre com furto de fiação elétrica subterrânea e até transformadores. O ideal é que seja criado um fundo com a participação de todos, inclusive do Poder Executivo”, defende o parlamentar.

A proposta que será apresentada na reunião é que nos cartazes do Disque Denúncia, que mostram normalmente os rostos dos criminosos procurados, seja feita uma campanha pedindo à população que denuncie os responsáveis pelos furtos e pela comercialização de cabos e equipamentos.

Advertisement

Recentemente, o DIÁRIO DO RIO denunciou que o excesso de fios nos postes é um problema da cidade do Rio, que possibilita situações de risco.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Reunião na Alerj discute recompensa para quem ajudar na prisão em caso de roubos de cabo no Rio
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Tem que tomar muito cuidado com a ALERJ… se duvidar, ela vai obrigar as concessionárias a pagarem essa recompensa e, no final, a recompensa vai virar uma TAXA mensal fixa de roubo – como se “agora eu sei quanto eu perco mensalmente ao invés de ficar à mercê dos ladrões”. Outro ponto para ter cuidado: tudo que tem recompensa no RJ tende a estimular espertos a cavarem recompensa. Ou seja, cuidado nas regras e nos incentivos: daqui a pouco estarão inventando roubos para cavar recompensa pela denúncia. Parece esquisito, mas é Rio de Janeiro.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui