Foto: Divulgação/Prefeitura

A partir da próxima segunda-feira (28/06), a reversível da Av. Lúcio Costa, entre os bairros Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca, será reativada. Tal medida será adotada com o objetivo de dar maior fluidez ao trânsito, já que tem sido constatado que a capacidade de escoamento da via atingiu parâmetros verificados no período anterior à pandemia.

As características do trânsito na cidade são monitoradas continuamente por meio de equipes em campo, câmeras, contagem volumétrica de tráfego e gráficos de filas. A soma de todas essas informações é fundamental para identificar a necessidade de novas medidas operacionais. As informações obtidas atualmente são comparadas com os dados de tráfego obtidos no período anterior à pandemia, tendo como base o ano de 2019. Caso os parâmetros técnicos sejam atingidos, outras faixas reversíveis poderão ser reativadas.

A reversível da Av. Lucio Costa funcionará nos dias úteis, das 6h às 10h30, no conhecido trecho da Reserva, onde há três faixas de circulação e não há canteiro divisor de pistas. Durante seu funcionamento, uma faixa de circulação extra será disponibilizada para os veículos que trafegam do Recreio dos Bandeirantes para a Barra da Tijuca. Os veículos que trafegam no sentido oposto, da Barra para o Recreio, deverão utilizar apenas a faixa da direita para o seu deslocamento.

A sinalização de todo o trecho será atualizada e novas placas serão instaladas para orientação aos motoristas.

Viaturas e agentes da Guarda Municipal atuarão na montagem e desmontagem da reversível, além de monitorar seu funcionamento, orientando motoristas e pedestres. Equipes da CET-Rio também estarão na área acompanhando a movimentação do trânsito em toda a região, avaliando o comportamento do tráfego com o novo cenário de circulação.

O subprefeito da Barra, Recreio e Vargens, Raphael Lima, comemorou o retorno da faixa reversível na área da Reserva.

– Essa é uma solicitação constante dos moradores do Recreio dos Bandeirantes, que estamos recebendo desde o início do ano, mas que aumentou após a redução das restrições de prevenção a Covid. A faixa reversível é muito importante para desafogar o fluxo de veículos da Avenida das Américas na hora do rush. Além disso, por meio da Rioluz, estamos implantando a iluminação de LED, nesse mesmo trecho da Avenida Lúcio Costa. Dessa forma, vamos resgatar a tranquilidade que os moradores merecem na volta para casa, depois de um dia de trabalho.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui