Revisão de casos antigos faz número de infectados por Covid disparar no RJ

Um mutirão nas últimas semanas avaliou a ficha de pacientes que tinham quadro sugestivo para a doença, mas que não tinham entrado nas estatísticas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa - Foto: Reprodução

A média móvel de casos de Covid no Estado do Rio bateu recorde e, segundo os secretários municipal e estadual de Saúde, isso ocorreu devido à revisão de casos antigos. Um mutirão nas últimas semanas avaliou a ficha de pacientes que tinham quadro sugestivo para a doença, mas que não tinham entrado nas estatísticas.

A avaliação desses casos agora confirmados elevou a média móvel para 5 mil na última semana. No entanto, os secretários de Saúde afirmam que a Covid está regredindo no estado.

Por alguns dias, inclusive, quem acessasse o Painel Covid da Prefeitura do Rio recebia uma mensagem, informando que o alto número de casos registrados em 24 horas não correspondia apenas à data, mas se devia exatamente à revisão.

Nesta terça-feira (11/05), a média móvel de casos estava em 5.477, com um aumento de 81% em relação a duas semanas atrás, sendo a maior porcentagem entre os estados brasileiros.

Advertisement

A gente vem vendo uma diminuição do número de casos na cidade e também de óbitos na última semana”, afirmou o secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz, ao “Bom Dia Rio”, na TV Globo.

Soranz explicou o motivo dos dados aparentarem esse aumento: “O que aconteceu é que a secretaria fez um mutirão para avaliar casos antigos, do ano passado e também do início deste ano, que não tinham sido classificados como Covid e que, de fato, eram Covid e que precisavam de atualização”. O secretário municipal destacou, porém, que “ainda é uma média muito alta”.

Ainda temos 1.300 internados com Covid na cidade. As pessoas precisam manter todas as precauções, utilizar máscara, evitar aglomeração e manter o distanciamento social, porque ainda tem uma disseminação alta”, disse.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Revisão de casos antigos faz número de infectados por Covid disparar no RJ
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui