Reviver Centro: consulta pública mostra que mais de 2 mil pessoas morariam na região Central do Rio

Pesquisa realizada com 5.056 pessoas mostrou que mais da metade moraria na região se tivesse oportunidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Cleomir Tavares / Diário do Rio

A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano do Rio realizou uma consulta pública com mais de 5 mil pessoas. Os resultados mostraram que mais da metade dos participantes moraria na 2ª Região Administrativa, que reúne o Centro da cidade e bairros do entorno, se tivesse oportunidade.

A enquete foi feita pela Internet, através do portal Reviver Centro, e faz parte do processo de elaboração do Plano Urbano Reviver Centro, para a revitalização do Centro do Rio. Atingido pela crise econômica e pela pandemia, a região atraiu 52,06% dos entrevistados, que responderam sim à pergunta sobre o interesse em morar na área central.

Paco do Ouvidor Reviver Centro: consulta pública mostra que mais de 2 mil pessoas morariam na região Central do Rio
O Shopping Paço do Ouvidor é o ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço

Daqueles que responderam que morariam na região, a grande maioria informou que viveria no bairro do Centro propriamente dito: 1994 pessoas clicaram nesta opção. A Lapa ficou em segundo lugar, com 1340 pessoas. A Gamboa aparece em terceiro, com 659 participantes.

Quando questionados sobre o que seria necessário melhorar na área do Centro, os participantes da pesquisa disseram que a segurança era a maior preocupação. Um percentual de 19,17% dos participantes apontou o tema como prioridade para investimentos. O transporte público aparece em segundo, com 13,14% dos votos. Saúde e Educação surgem em terceiro, com 12,79%. Acessibilidade (12,63%), Esporte e Lazer (10,77%), Comércio (9,41%), Meio Ambiente (9,1%) , Cultura (8,82%) e outros serviços ( 4,19%) fecham a lista.

Advertisement

A segurança também aparece em outro recorte da pesquisa: 51,36% informaram que não se sentem seguros circulando a pé na área. A esmagadora maioria dos entrevistados (77,63%) informou que não utilizaria carro próprio se vivesse no Centro. Um percentual de 29,35% dos participantes disse que usaria bicicleta como meio de transporte preferido. Outros 55,62% informaram que usariam bicicleta se houvesse investimento em ciclovias.

O portal foi criado para informar a população sobre o andamento do plano urbano e como ferramenta de pesquisa e análise do que os moradores do Rio pensam a respeito do projeto. Uma segunda fase da consulta pública já está no ar. Para participar, basta acessar o endereço do portal.

A enquete recebeu a adesão de 5.056 pessoas, a maioria na faixa etária dos 30 aos 49 anos (2.448 pessoas). Outros 1.140 participantes tinham entre 18 e 29 anos. Na faixa dos 50 aos 59 anos, 844 pessoas atenderam à pesquisa. Outras 607 pessoas tinham 60 anos ou mais.

O plano urbano Reviver Centro visa estimular a recuperação social, econômica e urbanística do Centro do Rio, atraindo para a área novos moradores e estabelecendo diretrizes para a renovação, qualificação e manutenção do espaço público e os bens históricos da região.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Reviver Centro: consulta pública mostra que mais de 2 mil pessoas morariam na região Central do Rio
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui