Rey: o filipino que luta para ver a Praia de Botafogo limpa

Todas as semanas, o ambientalista está lá tirando lixo da areia e da água

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Falando um português esforçado, o filipino Reyson P. Raymundo declara seu amor ao meio ambiente. Mas esse sentimento não fica somente nas palavras atravancadas. O ambientalista Rey, como é conhecido, parte para a ação.

Uma vez por semana, Rey, que mora em Botafogo e prefere se comunicar em inglês, faz uma verdadeira faxina na praia do bairro. Ele fica horas catando tudo quanto é lixo que encontra tanto na areia quanto na água da enseada. Sua prática chama a atenção de quem passa.

“Sempre o vejo aqui. Acho muito legal a atitude dele. Precisamos de mais gente assim”, destaca Gabriel Costa, que pratica exercícios na Praia de Botafogo.

Rey explica porque faz o que faz: “Estou sempre fazendo isso por causa do meu amor ao meio ambiente”.

Advertisement

Embora as diferenças culturais, o idioma e outras questões atrapalhem um pouco, Rey, com um discurso afiado, reforça a importância dos cuidados com a natureza.

“Se há uma coisa que a humanidade tem em comum, é o nosso planeta. Podemos falar línguas diferentes. Podemos ganhar dinheiro do que outras pessoas. Podemos ter uma aparência e viver diferentes, agir de forma diferente e ter opiniões diferentes. Mas todos nós temos pelo menos uma coisa em comum… a Terra”, afirma.

Questionado sobre o que espera que o Poder Público faça para ampliar sua ação de limpeza da Praia de Botafogo, Rey deixa claro que cada um tem que fazer sua parte e não esperar soluções de terceiros.

“A maioria das pessoas hoje em dia não se preocupa com o meio ambiente. Quanto mais não nos importamos com nosso meio ambiente, mais ele se torna degradado e poluído por contaminantes e toxinas que têm um impacto prejudicial em nossa saúde. Não precisamos ser especialistas, políticos ou milionários para salvar nosso planeta – todos podem ajudar a fazer sua parte pelo meio ambiente”, pontua o ambientalista filipino.

A limpeza na Praia de Botafogo não é a única ação da qual Rey faz parte. E ele convoca ajuda: “Em outras palavras, se cada um de nós puder ser mais consciente das questões ambientais e estiver disposto a dar alguns passos simples para salvar o nosso planeta, então podemos dar uma grande contribuição”. Que todos entendam o recado de Rey.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rey: o filipino que luta para ver a Praia de Botafogo limpa
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui