Ricardo Alberto Pereira é empossado como novo desembargador do TJRJ

O nome de Ricardo Alberto foi escolhido em votação na sessão do Órgão Especial realizada também nesta segunda-feira

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Felipe Cavalcanti/TJRJ

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, empossou na tarde desta segunda-feira (8/8) o novo desembargador do Judiciário fluminense Ricardo Alberto Pereira. O magistrado foi promovido pelo critério de merecimento em decorrência da aposentadoria da desembargadora Norma Suely Quintes. O nome de Ricardo Alberto foi escolhido em votação na sessão do Órgão Especial realizada também nesta segunda-feira.  

Nascido em Niterói, o desembargador é graduado em Direito pela Universidade Santa Úrsula e mestre em Direito e Sociologia, Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É professor de Direito Processual Civil da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) e outras instituições de ensino. Atuou por 27 anos como juiz em várias comarcas como Cabo Frio, Rio Bonito, Volta Redonda e Niterói. Atualmente exercia a função de Juiz de Direto Substituto de desembargador na 20ª Câmara Cível.  

Muito aplaudido, Ricardo Pereira foi conduzido ao plenário pelos desembargadores Marília de Castro Neves Vieira e Carlos Eduardo Freire Roboredo.  

Os grandes magistrados sempre querem mais. Querem fazer mais justiça, através de um judiciário melhor, mais eficaz, célere e firme. Somos homens e mulheres obstinados em seguir o nosso ideal de justiça. Ao chegar a desembargadoria, quero ratificar o meu juramento e confirmar o meu compromisso de sempre participar ativamente deste Tribunal de Justiça, que tanto me orgulha e que seguidamente é reconhecido como o mais produtivo do país”, discursou o novo desembargador.  

Advertisement

O presidente do TJRJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, deu as boas-vindas ao empossado.  

De braços abertos recebemos a Vossa Excelência. Todo o carinho e amor que brota desta sessão deixam evidentes o futuro brilhante que seguirá o acompanhando no Tribunal de Justiça. Vossa Excelência é um exemplo de magistrado. É uma pessoa que tem todas as qualidades para bem servir o Poder Judiciário do Rio. Desejo que seja muito feliz e que tenha muito sucesso”, destacou o presidente do TJRJ.   

Em nome do Tribunal, o corregedor-geral de Justiça, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, saudou o novo desembargador:

Além do momento festivo, a solenidade traz um simbolismo invulgar, pois representa o ápice de uma carreira. Para os que esperam a promoção, significa muito. É um sonho que se persegue, uma jornada que se finda, um ciclo que se renova e uma etapa de recomeço. Conquistas deste tipo não são fáceis, exigem esforço e demonstração de preparo, afinco e dedicação”, pontuou o corregedor-geral. 

Participaram da cerimônia: Luciano Oliveira Mattos de Souza, procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro; desembargador Elton Martinez Carvalho Leme, presidente do Tribunal Regional Eleitoral-RJ; juíza Eunice Bitencourt Haddad, presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj); desembargador Luiz Zveiter, presidente do TJRJ no biênio de 2009/2010; desembargador Claudio de Mello Tavares, presidente do TJRJ no biênio de 2019/2020; desembargador José Carlos Maldonado de Carvalho, 1º vice-presidente do TJRJ; desembargador Edson Aguiar de Vasconcelos, 3º vice-presidente do TJRJ; desembargador João Ziraldo Maia, vice-presidente do TRE-RJ; desembargador Peterson Barroso Simão, presidente do Instituto dos Magistrados do Brasil. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Ricardo Alberto Pereira é empossado como novo desembargador do TJRJ
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui