Ricardo Jaheem leva seu Papai Noel afrofuturista para alunos de escola atendida pelo Instituto Vini Jr. no Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Escola Municipal Estados Unidos, que conta com um Centro de Tecnologias Educacionais Base, do Instituto Vini Jr., recebe nesta quinta (12), o projeto “Empretecendo o Natal”, criado pelo escritor e educador Ricardo Jaheem.

A atividade na escola de Santa Teresa propõe uma releitura da simbologia natalina, ao incorporar novos elementos às roupas do Papai Noel, como o “ankara”, tecido africano com grandes estampas coloridas. A estética propõe um conceito “afrofuturista” para o Natal e foi dirigida pelo modelo, produtor artístico e DJ Pablo Ferreira.

O nosso Papai Noel usa tranças, tênis e alargador na orelha. Ele é um cara preto, periférico, que fala a linguagem das crianças. Uma delas me perguntou se eu vim de trenó, e eu disse: ‘Não, cara, vim de moto! Tá muito calor, as renas ficaram com outro Papai Noel.’ É isso, cada Papai Noel é diferente, e o nosso chega com alegria, abraços e pertencimento”, conta Jaheem.

O Papai Noel Preto conecta-se diretamente à inspiração e à força que Vini Jr. simboliza para as crianças, levando mensagens de potência, dignidade e esperança”, avalia o educador.

A ancestralidade africana é a base da nossa cultura e precisa influenciar ou ressignificar ritos e personagens que nos foram impostos por uma cultura colonizadora e euro centrada. Nos orgulhamos por nosso papai Noel ser preto, assim como o Vini e a maioria das crianças atendidas pelo Instituto”, completa Victor Ladeira, diretor executivo do Instituto Vini Jr.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Ricardo Jaheem leva seu Papai Noel afrofuturista para alunos de escola atendida pelo Instituto Vini Jr. no Rio
lapa dos mercadores 2024 Ricardo Jaheem leva seu Papai Noel afrofuturista para alunos de escola atendida pelo Instituto Vini Jr. no Rio

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui