Rio 2016, uma realidade provável

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

cesar caue maia Rio 2016, uma realidade provávelO Pan do Rio já mostrou que vai ser um sucesso, apoio da população, elogios da ODEPA e do COI, estádios prontos, Vila Panamericana elogiada pelos atletas, agora é só esperar pelo fim de Julho para podermos mostrar o saldo postivo.

Mas o carioca é inquieto e ambicioso, e já estamos pensando nas Olimpíadas de 2016. O COI já disse que o Rio é uma forte candidata, o prefeito Cesar Maia já está procurando o prefeito de Madri para fazer uma aliança latina (Rio 2016 e Madri 2020) e ontem um dos principais canais de Chicago, outra forte candidata, já disse que o Rio é uma das suas principais concorrentes.

Hoje em seu ex-blog, que estava muito interessante hoje rendendo vários posts para o Diário do Rio, Cesar Maia chama atenção para detalhes que devem ser observados para o Rio 2016 ser um sucesso.

O PAN, SEUS CAMINHOS E OS JOGOS OLIMPICOS DE 2016!

Advertisement

1. A descontinuidade político-administrativa no Brasil só não afetou gravemente o PAN porque houve continuidade política na Prefeitura do Rio. Foram dois presidentes, três governadores, três ministros dos esportes, e um só prefeito, desde agosto de 2002 quando o RIO foi escolhido como cidade-sede.

2. Em nenhum momento -de 2002 a 2006- os Governos Federal e do Estado moveram sequer uma palha na direção do PAN, embora ambos tivessem assinado o contrato lastreando a assinatura contratual do prefeito. Os sinais de participação federal foram interrompidos com a crise de 2005 do mensalão. Até acordos de parcerias/patrocinios em investimentos, foram cancelados pois haviam sido decididos pelo ministro Dirceu. O governo federal ficou esperando as tendências eleitorais de 2006 para saber se entraria ou não. Realmente, entrou participando e investindo a partir de agosto de 2006.

3. A partir de janeiro de 2007, com o novo governo, o Estado passou a participar pró-ativamente, embora sem recursos para aplicar. Em 2007 o governo do Estado praticamente não aplicou um real de recursos próprios, mas em função da articulação com o governo federal, aplicou os recursos transferidos e recebidos. Mas o importante é que passou a participar e acreditar.

4. Desde agosto de 2002 até setembro de 2006, portanto 4 anos, apenas a Prefeitura do Rio aplicou recursos orçamentários no PAN e sustentou sozinha o CO-RIO, as consultorias, o pagamento dos direitos de TV, e os investimentos em equipamentos esportivos. Com as PPPs no Rio-Centro, Marina e Vila Pan-americana, a prefeitura investiu sem desembolsar, 300 milhões de reais, e viabilizou mais de 13 modalidades esportivas do PAN. Com recursos próprios orçamentários, aplicou nestes cinco anos no PAN, o valor de 1,1 bilhão de reais, de desembolso.

5. Os gastos orçamentários diretos e exclusiva e diretamente direcionados ao PAN, mobilizaram 500 milhões aplicados pelo governo federal e 250 milhões aplicados pelo governo federal através do Estado e da Prefeitura, num total de 750 milhões de reais. Estes 1,85 bilhão foram os gastos realizados, que sem o PAN não o teriam sido. Se agregarmos as PPPs que produziram investimentos privados através de concessões da Prefeitura no Rio-Centro, Marina e Vila do PAN, chegaríamos a 2,15 bilhões de reais.

6. Os Jogos Olímpicos de 2016 vem aí e o Rio tem grande chance de sediá-los. Mas dever-se-ia aprender com o PAN e garantir a continuidade administrativa nas decisões relativas, talvez através de recursos caucionados em lei nas três esferas de governo e vinculados orçamentariamente, para que 2016 se concretize com todos os seus benefícios para o RIO e para o esporte nacional.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio 2016, uma realidade provável
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui