Rio acelera rumo a novo recorde de eventos esportivos em 2025

Cidade Maravilhosa prevê superar marca de 2024 com mais de 350 competições, impulsionada pelo sucesso das corridas de rua

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
Foto: Januzzifilmes/Corrida Granado Pink

O Rio de Janeiro dá a largada nesta segunda-feira, 20, para um ano que promete ser ainda mais movimentado no cenário esportivo. Com a Corrida de São Sebastião abrindo o calendário oficial, a Secretaria Municipal de Esportes estima a realização de 350 eventos ao longo de 2025, superando os 322 de 2024.

As corridas de rua seguem como carro-chefe, devendo representar mais da metade das competições. A previsão é de que 190 provas sejam realizadas, atraindo milhares de participantes e movimentando a economia da cidade.

“O Rio de Janeiro possui uma infraestrutura excelente que possibilita a recepção de diversos eventos e isso ajuda a impulsionar a economia da cidade. Em 2024, por exemplo, quase 50 mil turistas vieram ao Rio para participar de corridas de rua. E a tendência é esse número ampliar cada vez mais”, afirmou o secretário municipal de Esportes, Guilherme Schleder.

Schleder destacou ainda a busca por grandes eventos internacionais, como a Copa do Mundo Feminina de Futebol em 2027 e os Jogos Pan-Americanos de 2031, para os quais o Rio, em conjunto com Niterói, é candidato.

O crescimento da procura pelas corridas de rua é notável. Em 2023, foram 131 provas, número que saltou para 173 em 2024. Para 2025, já são 175 confirmadas, com a expectativa de chegar a 190.

A Corrida de Vera Cruz, realizada no último dia de 2024, ilustra essa crescente popularidade. Criada em 2023 como a “corrida da virada”, a prova reuniu 20 mil corredores em sua segunda edição, sendo nove mil de fora da cidade.

Outro destaque é a Corrida de São Sebastião, que abre o calendário esportivo no Aterro do Flamengo, próximo à Praça Cuauhtemoque. A expectativa é de que nove mil corredores participem das provas de 5km e 10km.

Mas o sucesso do esporte na cidade vai além das corridas. Reconhecido como principal destino turístico do Brasil, o Rio já foi eleito nove vezes o Melhor Destino de Turismo Esportivo da América Latina pelo World Travel Awards, o “Oscar do Turismo”.

Em 2024, a cidade sediou eventos de grande porte como a Maratona do Rio, o L’étape Brasil (ciclismo), o Circuito Brasileiro de Futevôlei, o Circuito Brasileiro de Beach Tennis, o Rio Open (tênis), o STU (skate), o Rei e Rainha do Mar (natação), o Campeonato Pan Americano e Seletiva Continental de Canoagem e Slalom e Caiaque Cross, o Mundial de Jiu-jitsu e o Iron Man, entre outros.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui