O Rio de Janeiro dá a largada nesta segunda-feira, 20, para um ano que promete ser ainda mais movimentado no cenário esportivo. Com a Corrida de São Sebastião abrindo o calendário oficial, a Secretaria Municipal de Esportes estima a realização de 350 eventos ao longo de 2025, superando os 322 de 2024.
As corridas de rua seguem como carro-chefe, devendo representar mais da metade das competições. A previsão é de que 190 provas sejam realizadas, atraindo milhares de participantes e movimentando a economia da cidade.
“O Rio de Janeiro possui uma infraestrutura excelente que possibilita a recepção de diversos eventos e isso ajuda a impulsionar a economia da cidade. Em 2024, por exemplo, quase 50 mil turistas vieram ao Rio para participar de corridas de rua. E a tendência é esse número ampliar cada vez mais”, afirmou o secretário municipal de Esportes, Guilherme Schleder.
Schleder destacou ainda a busca por grandes eventos internacionais, como a Copa do Mundo Feminina de Futebol em 2027 e os Jogos Pan-Americanos de 2031, para os quais o Rio, em conjunto com Niterói, é candidato.
O crescimento da procura pelas corridas de rua é notável. Em 2023, foram 131 provas, número que saltou para 173 em 2024. Para 2025, já são 175 confirmadas, com a expectativa de chegar a 190.
A Corrida de Vera Cruz, realizada no último dia de 2024, ilustra essa crescente popularidade. Criada em 2023 como a “corrida da virada”, a prova reuniu 20 mil corredores em sua segunda edição, sendo nove mil de fora da cidade.
Outro destaque é a Corrida de São Sebastião, que abre o calendário esportivo no Aterro do Flamengo, próximo à Praça Cuauhtemoque. A expectativa é de que nove mil corredores participem das provas de 5km e 10km.
Mas o sucesso do esporte na cidade vai além das corridas. Reconhecido como principal destino turístico do Brasil, o Rio já foi eleito nove vezes o Melhor Destino de Turismo Esportivo da América Latina pelo World Travel Awards, o “Oscar do Turismo”.
Em 2024, a cidade sediou eventos de grande porte como a Maratona do Rio, o L’étape Brasil (ciclismo), o Circuito Brasileiro de Futevôlei, o Circuito Brasileiro de Beach Tennis, o Rio Open (tênis), o STU (skate), o Rei e Rainha do Mar (natação), o Campeonato Pan Americano e Seletiva Continental de Canoagem e Slalom e Caiaque Cross, o Mundial de Jiu-jitsu e o Iron Man, entre outros.